Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39671
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ensino de Biogeografia e Ecologia do Cerrado na Educação Básica
Autor: Moreira, Ana Júlia Vicentin
Primer orientador: Carvalho, Daniela Franco
Primer miembro de la banca: Reis, Flávia Machado dos
Segundo miembro de la banca: Paula, Monize Altomare de
Resumen: Durante o período de 13 a 28 de fevereiro do ano de 2023, uma sequência didática com o tema “biogeografia e ecologia do Cerrado” foi aplicada para quatro turmas de nonos anos, com estudantes de 13 a 16 anos, da Escola Estadual Zulmira da Silva Sales, localizada na cidade de São José do Rio Preto, São Paulo. Em cada turma, foram realizadas 8 aulas, as quais foram acompanhadas pela professora de Ciências e pela professora de geografia. A fim de desenvolver a consciência ambiental e apresentar as características geográficas e biológicas de maneira aprofundada, foram planejadas aulas expositivas e dialogadas além de atividades dentro da sala de aula e em ambiente de laboratório. Os conhecimentos prévios e interesses específicos dos estudantes foram considerados e auxiliaram no delineamento das aulas e atividades. Destaca-se que a amorosidade foi um fator importante para a constituição de uma relação de respeito que motivou a participação dos discentes. A adesão às atividades foi alta e foi notória a empolgação com a aula de laboratório, o que desencadeou resultados satisfatórios nas atividades avaliativas. É possível afirmar que houve o aprendizado por parte dos estudantes e que muitos assuntos pouco abordados do conteúdo escolar foram explorados, demonstrando que o Cerrado vai muito além da ideia que é comumente difundida que limita o bioma apenas à fitofisionomia de Cerrado sensu stricto.
Abstract: During the period from February 13 to 28, 2023, a didactic sequence with the theme "biogeography and ecology of the Cerrado" was applied to four ninth grade classes, with students aged 13 to 16, at the Zulmira da Silva Sales State School located in the city of São José do Rio Preto, São Paulo. Eight lessons were held in each class, accompanied by the science teacher and the geography teacher. In order to develop environmental awareness and present the geographical and biological characteristics in depth, lectures and dialogues were planned, as well as activities in the classroom and in the laboratory. The students' prior knowledge and specific interests were taken into account and helped to guide the design of the lessons and activities. It is worth noting that amorosity was an important factor in building a respectful relationship that motivated student participation. Adherence to the activities was high and there was a noticeable excitement about the laboratory class, which led to satisfactory results in the assessment activities. It is possible to say that the students learned a great deal and that many subjects that were not often covered in school content were explored, demonstrating that the Cerrado goes far beyond the commonly held idea that limits the biome only to the Cerrado sensu stricto physiognomy.
Palabras clave: Savana brasileira
Sequência didática
Amorosidade
Fitofisionomia
Laboratório
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MOREIRA, Ana Júlia Vicentin. Ensino de Biogeografia e Ecologia do Cerrado na Educação Básica. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia. São José do Rio Preto, 2023
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39671
Fecha de defensa: 24-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TCC para o repositório.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2.21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.