Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39671
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoreira, Ana Júlia Vicentin-
dc.date.accessioned2023-12-05T21:08:58Z-
dc.date.available2023-12-05T21:08:58Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.citationMOREIRA, Ana Júlia Vicentin. Ensino de Biogeografia e Ecologia do Cerrado na Educação Básica. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia. São José do Rio Preto, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39671-
dc.description.abstractDuring the period from February 13 to 28, 2023, a didactic sequence with the theme "biogeography and ecology of the Cerrado" was applied to four ninth grade classes, with students aged 13 to 16, at the Zulmira da Silva Sales State School located in the city of São José do Rio Preto, São Paulo. Eight lessons were held in each class, accompanied by the science teacher and the geography teacher. In order to develop environmental awareness and present the geographical and biological characteristics in depth, lectures and dialogues were planned, as well as activities in the classroom and in the laboratory. The students' prior knowledge and specific interests were taken into account and helped to guide the design of the lessons and activities. It is worth noting that amorosity was an important factor in building a respectful relationship that motivated student participation. Adherence to the activities was high and there was a noticeable excitement about the laboratory class, which led to satisfactory results in the assessment activities. It is possible to say that the students learned a great deal and that many subjects that were not often covered in school content were explored, demonstrating that the Cerrado goes far beyond the commonly held idea that limits the biome only to the Cerrado sensu stricto physiognomy.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSavana brasileirapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAmorosidadept_BR
dc.subjectFitofisionomiapt_BR
dc.subjectLaboratóriopt_BR
dc.titleEnsino de Biogeografia e Ecologia do Cerrado na Educação Básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Flávia Machado dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7995016835759677pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Monize Altomare de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511668587023258pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDurante o período de 13 a 28 de fevereiro do ano de 2023, uma sequência didática com o tema “biogeografia e ecologia do Cerrado” foi aplicada para quatro turmas de nonos anos, com estudantes de 13 a 16 anos, da Escola Estadual Zulmira da Silva Sales, localizada na cidade de São José do Rio Preto, São Paulo. Em cada turma, foram realizadas 8 aulas, as quais foram acompanhadas pela professora de Ciências e pela professora de geografia. A fim de desenvolver a consciência ambiental e apresentar as características geográficas e biológicas de maneira aprofundada, foram planejadas aulas expositivas e dialogadas além de atividades dentro da sala de aula e em ambiente de laboratório. Os conhecimentos prévios e interesses específicos dos estudantes foram considerados e auxiliaram no delineamento das aulas e atividades. Destaca-se que a amorosidade foi um fator importante para a constituição de uma relação de respeito que motivou a participação dos discentes. A adesão às atividades foi alta e foi notória a empolgação com a aula de laboratório, o que desencadeou resultados satisfatórios nas atividades avaliativas. É possível afirmar que houve o aprendizado por parte dos estudantes e que muitos assuntos pouco abordados do conteúdo escolar foram explorados, demonstrando que o Cerrado vai muito além da ideia que é comumente difundida que limita o bioma apenas à fitofisionomia de Cerrado sensu stricto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration58pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC para o repositório.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.