Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39649
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Título: Trabalho emocional: um estudo sobre ex- operadores de telemarketing na cidade de Ituiutaba- MG
Autor(es): Araújo, Amanda Silveira de
Primeiro orientador: Borges, Alex Fernando
Primeiro membro da banca: Carli, Ananda Silva Singh de
Segundo membro da banca: Silva, Jussara Goulart da
Resumo: O trabalho emocional é um processo de gerenciamento das emoções. É a tentativa de não demonstrarem as emoções que realmente sentem e sim as emoções pré-estabelecidas pela empresa trabalhada. É muito importante relacionar o trabalho emocional ao trabalho de operador de telemarketing, por ser uma atividade que demanda um controle muito grande das emoções e por ser um tema pouco estudado. O objetivo do presente trabalho consistiu em compreender as particularidades do trabalho emocional de ex-operadores de telemarketing da cidade de Ituiutaba-MG. Para tanto, por meio do método qualitativo, foram entrevistados nove ex-trabalhadores que atuavam em uma empresa do setor de telecomunicações. Os resultados demonstraram que, de modo geral, esses sujeitos enfrentaram dinâmicas e desafios diversos no ambiente de trabalho, associados a elementos como a natureza da atividade em si, o cotidiano das rotinas e padrões da operação, a organização do trabalho, as dificuldades no relacionamento com a chefia, as dificuldades no atendimento, de metas e desempenho, o excesso de controle e vigilância, as dificuldades no atendimento aos clientes, bem como a própria gestão das emoções individuais no ambiente laboral.
Palavras-chave: Trabalho emocional
Call center
Telemarketing
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ARAÚJO, Amanda Silveira de. Trabalho emocional: um estudo sobre ex- operadores de telemarketing na cidade de Ituiutaba- MG. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39649
Data de defesa: 27-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TrabalhoEmocionalEstudo.pdf
  Até 2025-11-27
359.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.