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ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-6535-7357
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Marketing de relacionamento e atendimento ao cliente: Um estudo de caso em uma pequena empresa do setor de papelaria em Patrocínio - MG
Autor(es): Romão, Juliana Aparecida
Primeiro orientador: Oliveira, Márcia Freire de
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Henrique Geraldo
Segundo membro da banca: Paulo, Renata Rodrigues Daher
Resumo: O Marketing de Relacionamento é uma abordagem estratégica que busca estabelecer e manter relacionamentos de longo prazo com os clientes. Nesse contexto, o atendimento ao cliente desempenha um papel fundamental, pois é por meio dele que a empresa tem a oportunidade de interagir diretamente com seus clientes, compreender suas necessidades e oferecer soluções personalizadas. Diante disso, este estudo teve como objetivo investigar como uma empresa de pequeno porte do setor de papelaria trabalha o relacionamento por meio do atendimento ao cliente. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, a partir de um estudo de caso da empresa em questão embasado por entrevista, pesquisa documental e observação não participante. Os resultados do estudo indicaram que a empresa procura adotar uma abordagem personalizada, cordial e atenciosa no atendimento. Além disso, a organização demonstra comprometimento em resolver os problemas de forma ágil, visando a satisfação do cliente. Observou-se também a realização de investimentos em treinamento e capacitação dos colaboradores, contribuindo para o melhor desempenho do atendimento fornecido. Quanto às ações de pós-venda, a empresa busca acompanhar a satisfação dos clientes e obter feedbacks por meio do contato dos colaboradores e dos canais de comunicação disponíveis. A pesquisa permitiu verificar que os elementos que a literatura explora com o objetivo de proporcionar um bom atendimento ao cliente estão em consonância com o estudo realizado, mas ainda existem aspectos que podem ser aprimorados pela empresa com o objetivo de melhorar o processo de atendimento ao cliente.
Palavras-chave: Marketing de relacionamento
Atendimento
Cliente
Pequenas empresas
Papelaria
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ROMÃO, Juliana Aparecida. Marketing de relacionamento e atendimento ao cliente: Um estudo de caso em uma pequena empresa do setor de papelaria em Patrocínio - MG. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39642
Data de defesa: 28-Nov-2023
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