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dc.creatorRomão, Juliana Aparecida-
dc.date.accessioned2023-12-05T17:10:41Z-
dc.date.available2023-12-05T17:10:41Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationROMÃO, Juliana Aparecida. Marketing de relacionamento e atendimento ao cliente: Um estudo de caso em uma pequena empresa do setor de papelaria em Patrocínio - MG. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39642-
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectAtendimentopt_BR
dc.subjectClientept_BR
dc.subjectPequenas empresaspt_BR
dc.subjectPapelariapt_BR
dc.titleMarketing de relacionamento e atendimento ao cliente: Um estudo de caso em uma pequena empresa do setor de papelaria em Patrocínio - MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Márcia Freire de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5410927608982362pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Henrique Geraldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7053934714262762pt_BR
dc.contributor.referee2Paulo, Renata Rodrigues Daher-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3828942548356975pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO Marketing de Relacionamento é uma abordagem estratégica que busca estabelecer e manter relacionamentos de longo prazo com os clientes. Nesse contexto, o atendimento ao cliente desempenha um papel fundamental, pois é por meio dele que a empresa tem a oportunidade de interagir diretamente com seus clientes, compreender suas necessidades e oferecer soluções personalizadas. Diante disso, este estudo teve como objetivo investigar como uma empresa de pequeno porte do setor de papelaria trabalha o relacionamento por meio do atendimento ao cliente. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, a partir de um estudo de caso da empresa em questão embasado por entrevista, pesquisa documental e observação não participante. Os resultados do estudo indicaram que a empresa procura adotar uma abordagem personalizada, cordial e atenciosa no atendimento. Além disso, a organização demonstra comprometimento em resolver os problemas de forma ágil, visando a satisfação do cliente. Observou-se também a realização de investimentos em treinamento e capacitação dos colaboradores, contribuindo para o melhor desempenho do atendimento fornecido. Quanto às ações de pós-venda, a empresa busca acompanhar a satisfação dos clientes e obter feedbacks por meio do contato dos colaboradores e dos canais de comunicação disponíveis. A pesquisa permitiu verificar que os elementos que a literatura explora com o objetivo de proporcionar um bom atendimento ao cliente estão em consonância com o estudo realizado, mas ainda existem aspectos que podem ser aprimorados pela empresa com o objetivo de melhorar o processo de atendimento ao cliente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration26pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode148165002-
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