Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39633
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2025-11-14
Título: Avaliação da qualidade do sono e sonolência diurna em estudantes universitários no início e final de semestre
Título (s) alternativo (s): Assessment of sleep quality and daytime sleepiness in university students at the beginning and end of the semester
Autor: Assunção, Gabriela Silva
Faria, Sabrina Goiá Santos
Primer orientador: Biagini, Angelo Piva
Primer miembro de la banca: Santos , Eduardo Henrique Rosa
Segundo miembro de la banca: Peres, Alinny Cristiny de Araujo
Resumen: Resumo Introdução: Em alguns períodos do semestre o estudante universitário precisa se dedicar aos estudos de forma mais vigorosa devido a rotina de estudo. Assim, muitas das vezes precisar abdicar-se da noite de sono, ocorrendo a privação de sono que afeta a qualidade e a ocasiona em sonolência diurna. Objetivos: Avaliar a qualidade do sono e a sonolência diurna de estudantes universitários e se a rotina de estudo em determinados períodos influência nesses dois aspectos. Metodologia: Trata-se de um estudo longitudinal com abordagem qualiquantitativa. A amostra não probabilística por conveniência, formada por 32 estudantes universitários, que estavam matriculados no segundo período de fisioterapia na Universidade Federal de Uberlândia. Os participantes foram avaliados no início e final do período, com os seguintes questionários: Escala de Sonolência Epworth (ESE), Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) e um questionário sobre percepção do sono e a rotina de estudos elaborado pelos autores. Resultados: A qualidade do sono, sonolência diurna não demonstrou diferença significativa entre a primeira e segunda avaliação, e quanto a rotina de estudos observou-se diferença significativa entre as avaliações, além disso, os estudantes universitários relataram que a rotina de estudos interferiu na sua noite de sono. Conclusão: Conclui-se que a maioria dos estudantes universitários apresentam má qualidade de sono e sonolência diurna excessiva, provavelmente pelo aumento do volume de estudos.
Abstract: Summary Introduction: In some periods of the semester the university student needs to dedicate himself to studies more vigorously due to the study routine. Thus, it is often necessary to give up the night's sleep, resulting in sleep deprivation that affects the quality and causes daytime sleepiness. Objectives: Evaluate the quality of sleep and daytime sleepiness of university students and whether the study routine in certain periods influences these two aspects. Methodology: This is a longitudinal study with a qualitative and quantitative approach. The non-probabilistic convenience sample, consisting of 32 university students, who were enrolled in the second period of physiotherapy at the Federal University of Uberlândia. Participants were evaluated at the beginning and end of the period, with the following questionnaires: Epworth Sleepiness Scale (ESE), Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) and a questionnaire on sleep perception and routine studies prepared by the authors. Results: The quality of sleep, daytime sleepiness showed no significant difference between the first and second evaluation, and as for the routine of studies, a significant difference was observed between the evaluations, in addition, university students reported that the routine of studies interfered with their night's sleep. Conclusion: It is concluded that most university students have poor quality of sleep and excessive daytime sleepiness, probably due to the increase in the volume of studies.
Palabras clave: Estudantes de ciências da saúde
Ensino superior
Privação do sono
Health science students
Higher education
Sleep deprivation
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ASSUNÇÃO, Gabriela Silva. FARIA, Sabrina Goiá Santos. Avaliação da qualidade do sono e sonolência diurna em estudantes universitários no início e final de semestre. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39633
Fecha de defensa: 14-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Fisioterapia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AvaliaçãoQualidadeSono.pdf
  Hasta 2025-11-14
TCC307.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.