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dc.creatorAssunção, Gabriela Silva-
dc.creatorFaria, Sabrina Goiá Santos-
dc.date.accessioned2023-12-05T14:51:11Z-
dc.date.available2023-12-05T14:51:11Z-
dc.date.issued2023-11-14-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Gabriela Silva. FARIA, Sabrina Goiá Santos. Avaliação da qualidade do sono e sonolência diurna em estudantes universitários no início e final de semestre. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39633-
dc.description.abstractSummary Introduction: In some periods of the semester the university student needs to dedicate himself to studies more vigorously due to the study routine. Thus, it is often necessary to give up the night's sleep, resulting in sleep deprivation that affects the quality and causes daytime sleepiness. Objectives: Evaluate the quality of sleep and daytime sleepiness of university students and whether the study routine in certain periods influences these two aspects. Methodology: This is a longitudinal study with a qualitative and quantitative approach. The non-probabilistic convenience sample, consisting of 32 university students, who were enrolled in the second period of physiotherapy at the Federal University of Uberlândia. Participants were evaluated at the beginning and end of the period, with the following questionnaires: Epworth Sleepiness Scale (ESE), Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) and a questionnaire on sleep perception and routine studies prepared by the authors. Results: The quality of sleep, daytime sleepiness showed no significant difference between the first and second evaluation, and as for the routine of studies, a significant difference was observed between the evaluations, in addition, university students reported that the routine of studies interfered with their night's sleep. Conclusion: It is concluded that most university students have poor quality of sleep and excessive daytime sleepiness, probably due to the increase in the volume of studies.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEstudantes de ciências da saúdept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPrivação do sonopt_BR
dc.subjectHealth science studentspt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectSleep deprivationpt_BR
dc.titleAvaliação da qualidade do sono e sonolência diurna em estudantes universitários no início e final de semestrept_BR
dc.title.alternativeAssessment of sleep quality and daytime sleepiness in university students at the beginning and end of the semesterpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Biagini, Angelo Piva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592633534668682pt_BR
dc.contributor.referee1Santos , Eduardo Henrique Rosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1957417757120855pt_BR
dc.contributor.referee2Peres, Alinny Cristiny de Araujo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8124386195210840pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3282990211629042 http://lattes.cnpq.br/2551320320592034pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoResumo Introdução: Em alguns períodos do semestre o estudante universitário precisa se dedicar aos estudos de forma mais vigorosa devido a rotina de estudo. Assim, muitas das vezes precisar abdicar-se da noite de sono, ocorrendo a privação de sono que afeta a qualidade e a ocasiona em sonolência diurna. Objetivos: Avaliar a qualidade do sono e a sonolência diurna de estudantes universitários e se a rotina de estudo em determinados períodos influência nesses dois aspectos. Metodologia: Trata-se de um estudo longitudinal com abordagem qualiquantitativa. A amostra não probabilística por conveniência, formada por 32 estudantes universitários, que estavam matriculados no segundo período de fisioterapia na Universidade Federal de Uberlândia. Os participantes foram avaliados no início e final do período, com os seguintes questionários: Escala de Sonolência Epworth (ESE), Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) e um questionário sobre percepção do sono e a rotina de estudos elaborado pelos autores. Resultados: A qualidade do sono, sonolência diurna não demonstrou diferença significativa entre a primeira e segunda avaliação, e quanto a rotina de estudos observou-se diferença significativa entre as avaliações, além disso, os estudantes universitários relataram que a rotina de estudos interferiu na sua noite de sono. Conclusão: Conclui-se que a maioria dos estudantes universitários apresentam má qualidade de sono e sonolência diurna excessiva, provavelmente pelo aumento do volume de estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFisioterapiapt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.embargo.termsEstamos colocando o artigo fechado (acesso embargado), pois iremos publicar em uma revista ainda esse ano. Se deixarmos aberto, não poderíamos publicar por poderem julgar que o mesmo já foi publicado.pt_BR
dc.description.embargo2025-11-14-
Appears in Collections:TCC - Fisioterapia

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