Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39602
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-3893-8768
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Robótica socialmente assistiva no ensino de habilidades emocionais para crianças com transtorno do espectro autista
Título (s) alternativo (s): Socially assistive robotics in teaching emotional skills to children with autism spectrum disorder
Autor: Diniz, Cássio Weverton Marques
Primer orientador: Tinoco, Claudiney Ramos
Primer coorientador: Melo, Sara Luzia de
Primer miembro de la banca: Ponciano, Jean Roberto
Segundo miembro de la banca: Araújo, Rafael Dias
Resumen: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o desenvolvi- mento da comunicação e interação social desde a primeira infância, e o seu diagnóstico tem aumentado significativamente na última década. A busca pelo tratamento precoce é fundamental para o desenvolvimento das habilidades afetadas. Para isso, diversas aborda- gens terapêuticas têm sido utilizadas para evoluir áreas específicas em crianças com TEA. Dentre essas abordagens, a robótica tem apresentado resultados promissores em terapias com crianças autistas. No entanto, ainda é necessário aprimorar a capacidade dos robôs de expressar emoções, estimular o contato físico e visual, e adaptar-se às dificuldades de aprendizado específicas de cada indivíduo. Nesse contexto, este trabalho propõe uma plataforma robótica para o ensino de habilidades emocionais a crianças diagnosticadas com TEA. O robô possui uma aparência cuidadosamente projetada para ser percebida como amigável e atraente para as crianças, é capaz de expressar emoções e sons, além de conduzir dinâmicas e jogos didáticos com foco nas emoções. Além disso, coleta dados para autoadaptar o processo de ensino de acordo com o progresso do desenvolvimento. Portanto, a plataforma proposta busca contribuir para o ensino das habilidades emocionais, proporcionando um ambiente terapêutico que possa ser percebido como acolhedor, eficiente e personalizado.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a condition that affects the development of communication and social interaction from early childhood, and its diagnosis has significantly increased in the last decade. Early intervention is crucial for the development of affected skills. To this end, various therapeutic approaches have been used to evolve specific areas in children with ASD. Among these approaches, robotics has shown promising results in therapies for autistic children. However, it is still necessary to improve the robots’ ability to express emotions, stimulate physical and visual contact, and adapt to the spe- cific learning difficulties of each individual. In this context, this work proposes a robotic platform for teaching emotional skills to children diagnosed with ASD. The robot has a carefully designed appearance to be sensed as friendly and appealing to children, it is capable of expressing emotions and sounds, as well as conducting dynamics and educational games focusing on emotions. Additionally, it collects data to self-adapt the teaching process based on developmental progress. Therefore, the proposed platform aims to contribute to the teaching of emotional skills, providing a therapeutic environment that can be perceived as welcoming, efficient, and personalized.
Palabras clave: Autismo
Autism
Robótica assistiva
Assistive robotics
Jogos educativos
Educational games
Habilidades emocionais
Emotional skills
Computação afetiva
Affective computing
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DINIZ, Cássio Weverton Marques. Robótica socialmente assistiva no ensino de habilidades emocionais para crianças com transtorno do espectro autista. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39602
Fecha de defensa: 12-jul-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RoboticaSocialmenteAssistiva.pdfTCC13.87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons