Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39602
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDiniz, Cássio Weverton Marques-
dc.date.accessioned2023-12-01T19:53:26Z-
dc.date.available2023-12-01T19:53:26Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.citationDINIZ, Cássio Weverton Marques. Robótica socialmente assistiva no ensino de habilidades emocionais para crianças com transtorno do espectro autista. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39602-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is a condition that affects the development of communication and social interaction from early childhood, and its diagnosis has significantly increased in the last decade. Early intervention is crucial for the development of affected skills. To this end, various therapeutic approaches have been used to evolve specific areas in children with ASD. Among these approaches, robotics has shown promising results in therapies for autistic children. However, it is still necessary to improve the robots’ ability to express emotions, stimulate physical and visual contact, and adapt to the spe- cific learning difficulties of each individual. In this context, this work proposes a robotic platform for teaching emotional skills to children diagnosed with ASD. The robot has a carefully designed appearance to be sensed as friendly and appealing to children, it is capable of expressing emotions and sounds, as well as conducting dynamics and educational games focusing on emotions. Additionally, it collects data to self-adapt the teaching process based on developmental progress. Therefore, the proposed platform aims to contribute to the teaching of emotional skills, providing a therapeutic environment that can be perceived as welcoming, efficient, and personalized.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectRobótica assistivapt_BR
dc.subjectAssistive roboticspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectHabilidades emocionaispt_BR
dc.subjectEmotional skillspt_BR
dc.subjectComputação afetivapt_BR
dc.subjectAffective computingpt_BR
dc.titleRobótica socialmente assistiva no ensino de habilidades emocionais para crianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.title.alternativeSocially assistive robotics in teaching emotional skills to children with autism spectrum disorderpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Melo, Sara Luzia de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0107078334756025pt_BR
dc.contributor.advisor1Tinoco, Claudiney Ramos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2686526877112687pt_BR
dc.contributor.referee1Ponciano, Jean Roberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4938594081733633pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Rafael Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3067137114142725pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o desenvolvi- mento da comunicação e interação social desde a primeira infância, e o seu diagnóstico tem aumentado significativamente na última década. A busca pelo tratamento precoce é fundamental para o desenvolvimento das habilidades afetadas. Para isso, diversas aborda- gens terapêuticas têm sido utilizadas para evoluir áreas específicas em crianças com TEA. Dentre essas abordagens, a robótica tem apresentado resultados promissores em terapias com crianças autistas. No entanto, ainda é necessário aprimorar a capacidade dos robôs de expressar emoções, estimular o contato físico e visual, e adaptar-se às dificuldades de aprendizado específicas de cada indivíduo. Nesse contexto, este trabalho propõe uma plataforma robótica para o ensino de habilidades emocionais a crianças diagnosticadas com TEA. O robô possui uma aparência cuidadosamente projetada para ser percebida como amigável e atraente para as crianças, é capaz de expressar emoções e sons, além de conduzir dinâmicas e jogos didáticos com foco nas emoções. Além disso, coleta dados para autoadaptar o processo de ensino de acordo com o progresso do desenvolvimento. Portanto, a plataforma proposta busca contribuir para o ensino das habilidades emocionais, proporcionando um ambiente terapêutico que possa ser percebido como acolhedor, eficiente e personalizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
dc.orcid.putcode147924761-
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RoboticaSocialmenteAssistiva.pdfTCC13.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons