Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39602
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Diniz, Cássio Weverton Marques | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T19:53:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-01T19:53:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
dc.identifier.citation | DINIZ, Cássio Weverton Marques. Robótica socialmente assistiva no ensino de habilidades emocionais para crianças com transtorno do espectro autista. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39602 | - |
dc.description.abstract | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a condition that affects the development of communication and social interaction from early childhood, and its diagnosis has significantly increased in the last decade. Early intervention is crucial for the development of affected skills. To this end, various therapeutic approaches have been used to evolve specific areas in children with ASD. Among these approaches, robotics has shown promising results in therapies for autistic children. However, it is still necessary to improve the robots’ ability to express emotions, stimulate physical and visual contact, and adapt to the spe- cific learning difficulties of each individual. In this context, this work proposes a robotic platform for teaching emotional skills to children diagnosed with ASD. The robot has a carefully designed appearance to be sensed as friendly and appealing to children, it is capable of expressing emotions and sounds, as well as conducting dynamics and educational games focusing on emotions. Additionally, it collects data to self-adapt the teaching process based on developmental progress. Therefore, the proposed platform aims to contribute to the teaching of emotional skills, providing a therapeutic environment that can be perceived as welcoming, efficient, and personalized. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Autism | pt_BR |
dc.subject | Robótica assistiva | pt_BR |
dc.subject | Assistive robotics | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Habilidades emocionais | pt_BR |
dc.subject | Emotional skills | pt_BR |
dc.subject | Computação afetiva | pt_BR |
dc.subject | Affective computing | pt_BR |
dc.title | Robótica socialmente assistiva no ensino de habilidades emocionais para crianças com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.title.alternative | Socially assistive robotics in teaching emotional skills to children with autism spectrum disorder | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Melo, Sara Luzia de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0107078334756025 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tinoco, Claudiney Ramos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2686526877112687 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ponciano, Jean Roberto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4938594081733633 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araújo, Rafael Dias | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3067137114142725 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o desenvolvi- mento da comunicação e interação social desde a primeira infância, e o seu diagnóstico tem aumentado significativamente na última década. A busca pelo tratamento precoce é fundamental para o desenvolvimento das habilidades afetadas. Para isso, diversas aborda- gens terapêuticas têm sido utilizadas para evoluir áreas específicas em crianças com TEA. Dentre essas abordagens, a robótica tem apresentado resultados promissores em terapias com crianças autistas. No entanto, ainda é necessário aprimorar a capacidade dos robôs de expressar emoções, estimular o contato físico e visual, e adaptar-se às dificuldades de aprendizado específicas de cada indivíduo. Nesse contexto, este trabalho propõe uma plataforma robótica para o ensino de habilidades emocionais a crianças diagnosticadas com TEA. O robô possui uma aparência cuidadosamente projetada para ser percebida como amigável e atraente para as crianças, é capaz de expressar emoções e sons, além de conduzir dinâmicas e jogos didáticos com foco nas emoções. Além disso, coleta dados para autoadaptar o processo de ensino de acordo com o progresso do desenvolvimento. Portanto, a plataforma proposta busca contribuir para o ensino das habilidades emocionais, proporcionando um ambiente terapêutico que possa ser percebido como acolhedor, eficiente e personalizado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 75 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 147924761 | - |
Appears in Collections: | TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RoboticaSocialmenteAssistiva.pdf | TCC | 13.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License