Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39536
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-0456-7912
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Gestão de custos e precificação em uma empresa varejista da cidade de Uberlândia/MG
Título(s) alternativo(s): Cost management and pricing in a retail company in the city of Uberlândia/MG
Autor(es): Cadima, Lorenna Destro Carvalho
Primeiro orientador: Mendes Neto, Edilberto Batista
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral analisar como a gestão de custos afeta a precificação em uma empresa do ramo comercial. Para tal foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa, que se constituiu de um estudo de caso com uma empresa varejista que comercializa materiais para construção situada na região do Triângulo Mineiro, MG. Fundada nos anos 1970, conta com 42 funcionários, de médio porte e sua contabilidade é terceirizada, responsável pela prestação de contas da empresa junto ao fisco, recolhimentos tributários e pela folha de pagamentos dos funcionários. Para este estudo foi selecionado um mix de produtos com os itens mais comercializados pelo varejista. Foram realizados cálculos da margem de contribuição e do mark-up por produto presente no mix analisado. Os resultados demonstraram que os custos são calculados de forma intuitiva e arbitrária. Os gestores acrescentam 25% ao custo de aquisição da mercadoria, a fim de cobrir as despesas com impostos, e em seguida aplicam mais 50% sobre esse novo valor para a fixação do preço de venda. Tal prática resulta em uma política de precificação engessada, que acaba acarretando perda de mercado para os concorrentes. Conclui-se que a metodologia utilizada não está totalmente equivocada, mas existem métodos mais eficientes de precificação, como por meio da análise do custo-volume-lucro, pela utilização da margem de contribuição ou ainda aplicando-se o efeito multiplicador do mark-up. Ao se alternar a metodologia de precificação possibilita uma maior competitividade.
Palavras-chave: Precificação
Pricing
Pequenas e médias empresas
Small and medium enterprises
Contabilidade de custos
Cost Accounting
Tomada de decisão
Decision-making
Concorrência
Competition
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CADIMA, Lorenna Destro Carvalho. Gestão de custos e precificação em uma empresa varejista da cidade de Uberlândia/MG. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39536
Data de defesa: 16-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GestãoCustosPrecificação.pdfTCC597.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons