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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCadima, Lorenna Destro Carvalho-
dc.date.accessioned2023-11-28T14:57:09Z-
dc.date.available2023-11-28T14:57:09Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.identifier.citationCADIMA, Lorenna Destro Carvalho. Gestão de custos e precificação em uma empresa varejista da cidade de Uberlândia/MG. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39536-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPrecificaçãopt_BR
dc.subjectPricingpt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectSmall and medium enterprisespt_BR
dc.subjectContabilidade de custospt_BR
dc.subjectCost Accountingpt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectDecision-makingpt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectCompetitionpt_BR
dc.titleGestão de custos e precificação em uma empresa varejista da cidade de Uberlândia/MGpt_BR
dc.title.alternativeCost management and pricing in a retail company in the city of Uberlândia/MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes Neto, Edilberto Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7699326748364790pt_BR
dc.contributor.referee1Lattesblind reviewpt_BR
dc.contributor.referee2Lattesblind reviewpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo geral analisar como a gestão de custos afeta a precificação em uma empresa do ramo comercial. Para tal foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa, que se constituiu de um estudo de caso com uma empresa varejista que comercializa materiais para construção situada na região do Triângulo Mineiro, MG. Fundada nos anos 1970, conta com 42 funcionários, de médio porte e sua contabilidade é terceirizada, responsável pela prestação de contas da empresa junto ao fisco, recolhimentos tributários e pela folha de pagamentos dos funcionários. Para este estudo foi selecionado um mix de produtos com os itens mais comercializados pelo varejista. Foram realizados cálculos da margem de contribuição e do mark-up por produto presente no mix analisado. Os resultados demonstraram que os custos são calculados de forma intuitiva e arbitrária. Os gestores acrescentam 25% ao custo de aquisição da mercadoria, a fim de cobrir as despesas com impostos, e em seguida aplicam mais 50% sobre esse novo valor para a fixação do preço de venda. Tal prática resulta em uma política de precificação engessada, que acaba acarretando perda de mercado para os concorrentes. Conclui-se que a metodologia utilizada não está totalmente equivocada, mas existem métodos mais eficientes de precificação, como por meio da análise do custo-volume-lucro, pela utilização da margem de contribuição ou ainda aplicando-se o efeito multiplicador do mark-up. Ao se alternar a metodologia de precificação possibilita uma maior competitividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode147692706-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

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