Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39453
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Separação: a primeira etapa da jornada heroica
Autor(es): Magalhães, Aline Ferreira
Primeiro orientador: Almeida Júnior, José Benedito de
Segundo membro da banca: Almeida, Carolina Silva de
Resumo: O propósito do texto é analisar o conceito da jornada do herói, também conhecido como monomito, desenvolvido por Joseph Campbell. Este caminho será realizado em conjunto com várias outras fontes de pesquisas, como: A Jornada do escritor, do analista de histórias Christopher Vogler, que trabalha as narrativas contemporâneas em mídias como o cinema e televisão. Além disso, consideramos o conceito de arquétipo relacionado ao inconsciente coletivo, como proposto pelo médico Carl Gustav Jung, baseado no livro Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Para realizar este estudo, nós apresentaremos e analisaremos o conceito de arquétipo e seu papel ou função na construção de personagens, assim com sua contribuição para o desenvolvimento da narrativa durante a primeira etapa da jornada heroica por Joseph Campbell, em sua obra O herói de mil faces, fundamento teórico para esta pesquisa. Portanto, o trabalho servirá como ponto de partida, para o nosso referencial teórico para pesquisa posterior.
Palavras-chave: Arquétipo
Narrativa
Jornada heroica
Primeira etapa
Monomito
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MAGALHÃES, Aline Ferreira. Separação: a primeira etapa da jornada heroica. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39453
Data de defesa: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SeparacãoPrimeiraEtapa.pdfTCC1.26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons