Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39453
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Separação: a primeira etapa da jornada heroica
Autor: Magalhães, Aline Ferreira
Primer orientador: Almeida Júnior, José Benedito de
Segundo miembro de la banca: Almeida, Carolina Silva de
Resumen: O propósito do texto é analisar o conceito da jornada do herói, também conhecido como monomito, desenvolvido por Joseph Campbell. Este caminho será realizado em conjunto com várias outras fontes de pesquisas, como: A Jornada do escritor, do analista de histórias Christopher Vogler, que trabalha as narrativas contemporâneas em mídias como o cinema e televisão. Além disso, consideramos o conceito de arquétipo relacionado ao inconsciente coletivo, como proposto pelo médico Carl Gustav Jung, baseado no livro Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Para realizar este estudo, nós apresentaremos e analisaremos o conceito de arquétipo e seu papel ou função na construção de personagens, assim com sua contribuição para o desenvolvimento da narrativa durante a primeira etapa da jornada heroica por Joseph Campbell, em sua obra O herói de mil faces, fundamento teórico para esta pesquisa. Portanto, o trabalho servirá como ponto de partida, para o nosso referencial teórico para pesquisa posterior.
Palabras clave: Arquétipo
Narrativa
Jornada heroica
Primeira etapa
Monomito
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MAGALHÃES, Aline Ferreira. Separação: a primeira etapa da jornada heroica. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39453
Fecha de defensa: 29-jun-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SeparacãoPrimeiraEtapa.pdfTCC1.26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons