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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39447
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | “Nossos filhos verão”: fotografia e imaginário em Pantanal (2022) |
Autor: | Garcia, Juliana Kopp |
Primer orientador: | Silva Neto, João Damásio da |
Primer miembro de la banca: | Silva, Rayane Lacerda Vieira de |
Segundo miembro de la banca: | Souza, Gerson de |
Resumen: | O Pantanal, lar de diversas espécies animais e vegetais, abriga quatro biomas e, tamanha sua importância, foi reconhecido como "Reserva da Biosfera" pela UNESCO, em 2000. Além disso, é cenário para a novela de mesmo nome. Pantanal teve sua primeira versão exibida em 1990 pela extinta TV Manchete e, em 2022, um remake da Rede Globo trouxe de volta os personagens icônicos que marcaram a história das telenovelas brasileiras, como o Velho do Rio, Juma Marruá e Zé Leôncio. A edição permitiu que a atual geração, que talvez não conhecesse esses e outros personagens, tivessem contato com uma nova versão da trama, muito fiel à original. No entanto, o remake apresentou mudanças quanto aos debates propostos, buscando se adequar a uma nova realidade social e quanto à fotografia, que avançou consideravelmente desde a década de 90 e foi muito elogiada pelos críticos da novela pela qualidade e potencial de despertar sentimentos diversos no público. Entre as várias problemáticas abordadas no enredo de Pantanal (2022), destaca-se a discussão em prol da preservação do meio ambiente, que utiliza mais imagens do que falas diretas para abordar os crimes ambientais. Por isso, este trabalho, que segue à luz dos estudos do Imaginário, de Gilbert Durand, analisa como estas imagens, técnicas e visuais da fotografia de meio ambiente da novela, revelam, na verdade, aspectos simbólicos do imaginário pantaneiro. Como processo metodológico, este estudo pode ser compreendido como uma cartografia das imagens de Pantanal 2022, as quais foram divididas em quatro elementos: “água”, “terra”, “fogo” e “ar” e lidas por meio de quatro operadores analíticos: visualidades, temporalidade, relação com a documentação para chegar, ao fim, aos aspectos simbólicos. |
Abstract: | The Pantanal, home for an amount of animal and plant species, encompasses four biomes and, due to its immense importance, was recognized as a "Biosphere Reserve" by UNESCO in 2000. Furthermore, it serves as the setting for a soap opera with the same name. Pantanal had its first version aired in 1990 by the now-defunct TV Manchete, and in 2022, a remake by Rede Globo brought back the iconic characters that left a mark in the history of Brazilian soap operas, such as the Velho do Rio, Juma Marruá, and Zé Leôncio. The remake also allowed the current generation, who may not have been familiar with these and other characters, to engage with a new version of the story, which remained faithful to the original. However, the remake introduced changes in the proposed debates to align with a new social reality, as well as advancements in photography since the 1990s, which were highly praised by the soap opera's critics for their quality and potential to evoke diverse emotions in the audience. Among the various issues addressed in the plot of Pantanal (2022), the discussion in favor of environmental preservation stands out, utilizing more visuals than direct dialogue to address environmental crimes. Therefore, this work, following the studies of Gilbert Durand's Imaginary, analyzes how these images, techniques, and visual aspects of environmental photography in the soap opera actually reveal symbolic aspects of the Pantanal's imaginary. As a methodological process, this study can be understood as a cartography of the images in Pantanal 2022, which were divided into four elements: "water," "land," "fire," and "air," and analyzed through four analytical operators: visuality, temporality, relation with documentation, to ultimately arrive at the symbolic aspects. |
Palabras clave: | Fotografia Imaginário Meio ambiente Pantanal Telenovela Photography Imaginary Environment Pantanal Soap opera |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | KOPP, Juliana Garcia. “Nossos filhos verão”: fotografia e imaginário em Pantanal (2022). 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39447 |
Fecha de defensa: | 20-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Jornalismo |
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