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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39424
ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-3966-7523 |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Profissão professor de educação física: história sobre: Thales de Assis Martins |
Título (s) alternativo (s): | Profession teacher of ohysical education: stories about: Thales de Assis Martins |
Autor: | Barbosa, Sergio Sérvulo Ribeiro |
Primer orientador: | Santos, Sônia Maria dos |
Primer miembro de la banca: | Maciel, Francisca Izabel Pereira |
Segundo miembro de la banca: | Borges, Vilmar José |
Tercer miembro de la banca: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
Cuarto miembro de la banca: | Souza, Sauloéber Tarsio |
Resumen: | Este trabalho trouxe como temática: PROFISSÃO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: HISTÓRIAS SOBRE: TALES DE ASSIS MARTINS, cujo objetivo foi investigar a historiografia local, reconstituindo a história e memória dos saberes e práticas de um professor de Educação Física, analisando o contexto, o lugar, o espaço, suas dificuldades, problemas, resistências, e principalmente qual foi o significado no ofício de ser professor de Educação Física no município de Uberlândia no período de 1940 a 1990. Buscou-se delimitar, inicialmente a história da Educação Física no Brasil, em Minas Gerais e em Uberlândia “lócus” da pesquisa e do desenvolvimento profissional do professor escolhido para este estudo. O presente estudo está situado no campo da historiografia da Educação mapeando achados da área da Educação Física; escolhemos a história cultural como aporte teórico, possibilitando assim cruzar fontes da história oral de vida com as fontes documentais e bibliográficas. O período desta pesquisa nos remete a lembranças de inúmeras imposições de normas que foram impostas pelos militares. A tese foi organizada em oito partes, sendo que a primeira parte traz a introdução, a segunda traz o primeiro capítulo que analisa as possibilidades de realizar esta pesquisa revelando o caminho metodológico, o qual denominamos de Percursos metodológicos: caminhos que se cruzam. A terceira parte nós trazemos a história da Educação Física no Brasil. A quarta parte aborda o tema Profissão professor de Educação Física. A quinta parte discute os achados da vida e da profissão do professor Thales. A sexta parte da continuidade a quarta e denominamos de THALES POR THALES. A sétima parte fechamos com as considerações finais, e a oitava e última parte traz as referências bibliográficas tão importantes para este estudo. Em relação aos objetivos propostos ao se investigar a história profissional de um professor de Educação Física do interior de um estado brasileiro na 2ª metade do século XX, demonstramos que os vários momentos históricos vivenciados pela Educação Física brasileira, desde a sua origem, passeando pelas crenças de cunho militarista e higienista no processo de constituição da área, a criação dos cursos de curta duração para a formação imediata de instrutores/monitores, e de normalistas para atuação na escola primária em todo País se entrelaçam com a história de vida deste professor, estabelecendo conexões que propiciam a sua jornada profissional. |
Abstract: | This work brought as a theme: PROFESSION TEACHER OF PHYSICAL EDUCATION: STORIES ABOUT: THALES DE ASSIS MARTINS, whose objective was to investigate the local history, retracing the history and memory of the knowledge and practices of a teacher of Physical Education, analyzing the context, the place , space, difficulties, problems, strengths, and especially what was the meaning in the office to be a physical education teacher in Uberlandia in the period 1940 to 1990. It sought to define initially the history of Physical Education in Brazil, in Minas Gerais and in Uberlandia locus of research and teacher professional development chosen for this study. This study is in the field of historiography of Education findings by mapping the area of Physical Education, we chose cultural history as theoretical framework, thus enabling cross sources of oral history of life with the documentary and bibliographic sources. The period of this research takes us back to memories of countless imposition of standards that have been imposed by the military. The thesis is organized into eight parts, with the first part presents the introduction, the second brings the first chapter that looks at ways to conduct this research revealing the methodological, who have called, methodological routes: intersecting paths. The third part brings the history of physical education in Brazil. The fourth part brings Occupation PE teacher. The fifth brings the findings of life and Thales teaching profession. The sixth part of the continuity and the fourth call of THALES IN THALES. The seventh part presents the final considerations, and the eighth and final part brings the references so important for this study. In relation to the proposed goals to his life story and professional demonstrated the various historical moments experienced by the Brazilian Physical Education, since its inception the militaristic nature of beliefs as a hygienist in the constitution of the area process, the creation of short courses for immediate training of trainers / instructors, and normalists to act in primary schools throughout the country. |
Palabras clave: | História da Educação History of Education História da Educação Física History of Physical Education Profissâo professor Profession teacher |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Tema: | Educação Professores de educação física - Uberlândia (MG) Educação física e ensino - Uberlândia (MG) Treinadores de voleibol - Uberlândia (MG) Treinadores de basquetebol - Uberlândia (MG) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | BARBOSA, Sergio Sérvulo Ribeiro. Profissão professor de educação física: histórias sobre: Thales de Assis Martins. 2015. 158 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8068 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8068 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39424 |
Fecha de defensa: | 28-ago-2015 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece en las colecciones: | TESE - Educação |
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