Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39405
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-9849-8195
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O que pensam os motoristas conveniados sobre as plataformas de mobilidade urbana? Pesquisa de clima organizacional na cidade de Uberlândia/MG
Título (s) alternativo (s): What do drivers think about urban mobility platforms? Organizational climate survey in the city of Uberlândia/MG
Was denken Fahrer über urbane Mobilitätsplattformen? Umfrage zum Betriebsklima in der Stadt Uberlândia/MG
¿Qué piensan los conductores de las plataformas de movilidad urbana? Encuesta sobre el clima organizativo en la ciudad de Uberlândia/MG
Que pensent les conducteurs des plateformes de mobilité urbaine ? Enquête sur le climat organisationnel dans la ville d'Uberlândia/MG
Autor: Verissimo, Fabricio Caitano
Primer orientador: Bueno, Janaína Maria
Primer miembro de la banca: Vasconcelos, Andrea Costa Van Herk
Segundo miembro de la banca: Domingues, Carlos Roberto
Resumen: As plataformas digitais têm sido um dos exemplos mais contundentes das transformações trazidas pela evolução digital tanto no aspecto econômico como no mundo do trabalho e cotidiano das sociedades. Estas mudanças causam impactos positivos e negativos, sendo a contribuição para a precarização do trabalho uma de suas facetas negativas. O presente trabalho aborda a percepção dos motoristas de plataforma digitais de mobilidade urbana que atuam na cidade de Uberlândia-MG, aplicando uma pesquisa sobre clima organizacional. A pesquisa teve abordagem qualitativa e segue as recomendações de Bispo (2006) para a aplicação de pesquisas similares, garantindo a confidencialidade dos participantes e a qualidade das respostas obtidas. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas com 12 entrevistas no total, que foram gravadas e posteriormente transcritas para análise de resultados. Como resultados, observou-se uma similaridade com outros estudos (como de Guimarães e Gomes (2021)), porém, um fator de destaque foi a redução da visão de empreendedor (chefe ou “dono do próprio negócio”), quesito creditado a decadência dos benefícios oferecidos pelas plataformas. Sobre os fatores internos, destaca-se a atual divisão de classes entre os condutores como sendo uma forma de segregar os motoristas por meio de privilégios para os que atuam por mais horas diariamente e por mais tempo nas plataformas; os benefícios ofertados são vistos como insuficientes e entre os valores compartilhados a relação mútua de respeito é a mais valorizada. Acerca dos fatores externos, os motoristas gostariam de melhor remuneração; afirmam conseguir equilibrar seu trabalho com a vida social e tirar férias anuais devido à possibilidade de flexibilização de horário; e consideram sua saúde mental e física regulares.
Abstract: Digital platforms have been one of the most striking examples of the transformations brought about by digital evolution, both in economic terms and in the world of work and the daily lives of societies. These changes have both positive and negative impacts, one of the negative facets of which is the contribution to job insecurity. This study looks at the perception of drivers of digital urban mobility platforms operating in the city of Uberlândia-MG, applying a survey on organizational climate. The research had a qualitative approach and followed Bispo's (2006) recommendations for the application of similar research, guaranteeing the confidentiality of the participants and the quality of the answers obtained. Data was collected through semi-structured interviews with a total of 12 interviews, which were recorded and later transcribed to analyze the results. The results were similar to those of other studies (such as Guimarães and Gomes (2021)), but one factor that stood out was the reduction in the vision of the entrepreneur (boss or "owner of their own business"), an issue credited to the decline in the benefits offered by the platforms. With regard to internal factors, the current division of classes among drivers stands out as being a way of segregating drivers through privileges for those who work more hours a day and for longer on the platforms; the benefits offered are seen as insufficient and among the values shared by the drivers, there is a lack of a common sense of belonging.
Palabras clave: Clima organizacionais
Cultura organizacional
Motoristas de aplicativos
Plataformas digitais
Mobilidade urbana
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: VERISSIMO, Fabricio Caitano. O que pensam os motoristas conveniados sobre as plataformas de mobilidade urbana? Pesquisa de clima organizacional na cidade de Uberlândia/MG. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39405
Fecha de defensa: 30-oct-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OQuePensamMotoristasConveniados.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1.54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons