Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39387
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-1448-3747
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O ensino superior de educação física em Goiás: história de uma instituição de ensino superior (1963-1990)
Título (s) alternativo (s): Higher education in physical education in Goiás: history of a higher education institution (1963-1990)
Autor: Silva, Fernanda Gonçalves
Primer orientador: Quillici Neto, Armindo
Primer miembro de la banca: Oliveira, Manoel Messias de
Segundo miembro de la banca: Siquelli, Sônia Aparecida de
Tercer miembro de la banca: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Cuarto miembro de la banca: Santos, Sônia Maria dos
Resumen: O presente trabalho está inserido na linha de História e Historiografia da Educação do Programa de Pós­Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e tem como objetivo investigar a história do ensino superior de Educação Física em Goiás de 1963 a 1990 dentro da Escola Superior de Educação Física de Goiás ­ ESEFEGO, seu pioneirismo e seu exclusivismo de quase três décadas sendo a única instituição pública de ensino superior de Goiás em Educação Física. Foi necessário compreender o ensino superior no Brasil, para apresentar e analisar o ensino da Educação Física em Goiás. Como metodologia foi realizada uma pesquisa documental usamos a teoria do filósofo francês Paul Ricoeur (2007) sobre a memória escrita que auxiliou no objetivo de explicar a consolidação da ESEFFEGO através de meio de documentos e registros. Além disso, para compreender historicamente o ensino superior no Brasil, bem como o surgimento das universidades e as políticas públicas que permearam as mudanças e transformações da educação no Brasil foram usados autores como Cunha (2007) e Sampaio (1991). Para apresentar a história do ensino superior em Goiás e a instituição ESEFFEGO como a pioneira na educação superior de Educação Física em Goiás, sendo a única formadora desde sua criação em 1963 até 1990 utilizamos Silva (2008), Silva e Ferreira (2015), Adorno (2008) e Cordeiro (2019). Como objetivo principal este trabalho mostrou o pioneirismo e o exclusivismo da ESEFFEGO, e como objetivos secundários foram apresentadas as regras que regiam o curso de educação física dentro do recorte temporal, além de educação militarista e da educação higienista que eram exercidas na época. O presente estudo está situado no campo da historiografia da Educação mapeando achados da área da Educação Física, escolhemos a história cultural como aporte teórico, possibilitando assim cruzar fontes. Além disso, a tese deste texto consistiu em análise da relevância da ESEFFEGO na consolidação da Educação Física como ensino superior apresentou como conclusão apresentou­se a importância da existência dessa instituição que proporcionou a possibilidade de, atualmente, termos várias universidades e faculdades que oferecem este curso no estado.
Abstract: The present work is inserted in the line of History and Historiography of Education of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia and aims to investigate the history of higher education in Physical Education in Goiás from 1963 to 1990 within the Escola Superior de Physical Education of Goiás ­ ESEFEGO, its pioneering spirit and exclusivism of almost three decades as the only public higher education institution in Goiás in Physical Education. It was necessary to understand higher education in Brazil, to present and analyze the teaching of Physical Education in Goiás. As a methodology, documentary research was carried out using the theory of the French philosopher Paul Ricoeur (2007) about written memory, which helped in the objective of explaining the consolidation of ESEFFEGO through documents and records. Furthermore, to historically understand higher education in Brazil, as well as the emergence of universities and the public policies that permeated the changes and transformations of education in Brazil, authors such as Cunha (2007) and Sampaio (1991) were used. To present the history of higher education in Goiás and the institution ESEFFEGO as the pioneer in higher education in Physical Education in Goiás, being the only trainer since its creation in 1963 until 1990, we use Silva (2008), Silva and Ferreira (2015), Adorno (2008) and Cordeiro (2019). As the main objective, this work showed the pioneering spirit and exclusivity of ESEFFEGO, and as secondary objectives, the rules that governed the physical education course within the time frame were presented, in addition to militaristic education and hygienist education that were carried out at the time. The present study is located in the field of Education historiography, mapping findings from the area of Physical Education. We chose cultural history as a theoretical contribution, thus making it possible to cross­reference sources. Furthermore, the thesis of this text consisted of analyzing the relevance of ESEFFEGO in the consolidation of Physical Education as higher education, presenting as a conclusion the importance of the existence of this institution, which provided the possibility of, currently, having several universities and colleges that offer this course in the state.
Palabras clave: Ensino superior
Educação Física
ESEFEGO
ESEFFEGO
University Education
Physical Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Tema: Educação
Ensino superior - Goiás (Estado)
Educação superior - Goiás (Estado)
Educação física - Goiás (Estado)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SILVA, Fernanda Gonçalves. o ensino superior de educação física em Goiás: história de uma instituição de ensino superior (1963­1990). 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.7060.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.7060
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39387
Fecha de defensa: 30-ago-2023
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

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