Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39386
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-4337-594X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Escurecendo sobre o afroempreendedorismo e black money no Triângulo Mineiro
Título(s) alternativo(s): Going dark on Afroentrepreneurship and black money in the Triângulo Mineiro
Autor(es): Sellis, Lillian Aparecida Vieira
Primeiro orientador: Nganga, Camilla Soueneta Nascimento
Primeiro membro da banca: Silva, Marli Auxiliadora da
Segundo membro da banca: Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias
Resumo: O afroempreendedorismo é abordado como uma forma de fortalecimento e empoderamento da comunidade negra, utilizando sua cultura e experiências para trazer mais empoderamento e cuidado para a comunidade. O movimento “Black Money” é mencionado como uma possível forma de enfrentar o racismo no Brasil, promovendo a circulação de dinheiro entre a comunidade negra. O objetivo geral da pesquisa foi entender a relação entre o afroempreendedorismo e o Black Money, por meio de um estudo de caso em um salão de beleza voltado para a valorização da estética negra. Os resultados da pesquisa indicam que o afroempreendedorismo está diretamente ligado ao Black Money, e que o afroempreendedor muitas vezes desconhece que está contribuindo com o movimento. O pertencimento étnico, o despreparo para gestão financeira e a necessidade de políticas públicas voltadas para o tema são os pontos que mais se destacaram dentro da pesquisa, evidenciando ainda mais o carecimento de pesquisas nessa área.
Abstract: Afro-entrepreneurship is approached as a way to strengthen and empower the black community, using its culture and experiences to bring more empowerment and care to the community. The “Black Money” movement is mentioned as a possible way to combat racism in Brazil by promoting the circulation of money within the black community. The overall objective of the research was to understand the relationship between afro-entrepreneurship and Black Money through a case study in a beauty salon focused on the valorization of black aesthetics. The research results indicate that afro-entrepreneurship is directly linked to Black Money, and that afro-entrepreneurs often unaware that they are contributing to the movement. Ethnic belonging, lack of financial management skills, and the need for public policies focused on the topic were the most prominent points within the research, further highlighting the lack of research in this area.
Palavras-chave: Black Money
Black Money
Afroempreendedorismo
Afro-entrepreneurship
Gestão
Management
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SELLIS, Lillian Aparecida Vieira. Escurecendo sobre o afroempreendedorismo e black money no Triângulo Mineiro. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39386
Data de defesa: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AfroempreendedorismoBlackMoney.pdfTCC855.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.