Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39344
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9143-4055
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Videoperformance Musical: uma proposta de conceituação a partir de produção autoral
Título (s) alternativo (s): Musical Videoperformance: a conceptual proposal based on original production.
Autor: Mendes, Mariana Aparecida
Primer orientador: Traldi, Cesar Adriano
Primer miembro de la banca: Manzolli, Jônatas
Segundo miembro de la banca: Barreiro, Daniel Luís
Resumen: A revolução tecnológica a partir do século XX tem gerado diversas possibilidades criativas e o acesso a dispositivos de gravação, como câmeras e smartphones, tem contribuído para o aumento de produções voltadas para o vídeo. Nesse contexto, surge a videoperformance musical, que se trata de uma linguagem artística interdisciplinar, relacionada à performance musical, Performance Art e ao audiovisual. Embora haja trabalhos artísticos já publicados, existe uma carência de reflexões sobre esse conceito e suas possibilidades criativas. Assim, a presente pesquisa, que se enquadra nas características de Pesquisa em Arte proposta por López-Cano e Opazo (2014), se desenvolveu com o objetivo de refletir e apresentar características da videoperformance musical, bem como propro uma definição de tal conceito, a partir da produção autoral de quatro videoperformances musicais, realizadas durante a pesquisa, intituladas: Em uma nota só; Tides of Manaunaun, de H. Cowell; #E3432E; Estudo para piano, de Tim Rescala. Dentro do trabalho, as videoperformances musicais produzidas foram organizadas nos dois tipos identificados, sendo eles: Tipo 1. Em que se tem uma obra musical previamente composta; Tipo 2. Apresenta camadas sonoras e visuais inéditas, criadas durante o processo. Além disso, observou-se ainda especificidades caracterizantes da videoperformance musical, que foram encontradas em todas as obras, e também foi proposta uma reflexão quanto aos aspectos semelhantes e divergentes entre as obras produzidas. Por fim, reflete-se também sobre alguns aspectos do conceito, sobre possíveis desdobramentos da pesquisa e do conceito e possibilidades adicionais de exploração e criação.
Abstract: The technological revolution since the 20th century has generated many creative possibilities, along the access to recording devices such as cameras and smartphones, which has contributed to the increase of the number of video productions. In this context, musical videoperformance emerges as an interdisciplinary artistic language, related to musical performance, Performance Art, and audiovisual elements. Although some artistic works have already been published, there is still a lack of reflection on this concept and its creative possibilities. Therefore, this research, which is aligned with the characteristics of Art Based Research proposed by López-Cano and Opazo (2014), was developed with the aim of reflecting upon and presenting characteristics of musical videoperformance through the authorial production of four musical videoperformances produced during the research. There videoperformances are titled: Em uma nota só; Tides of Manaunaun, de H. Cowell; #E3432E; and Estudo para piano, de Tim Rescala. Within this paper, the musical videoperformances produced were organized into the two identified types: Type 1, in which there is a previously composed musical piece; Type 2, presenting unprecedented sound and visual layers created during the process. In addition, characteristic specificities of musical videoperformance were also observed in all the artworks, and a reflection on the similar and divergent aspects between the produced works was proposed. Finally, there is also a reflection on some aspects of the concept, possible research and concept developments, and additional possibilities for exploration and creation.
Palabras clave: Videoperformance musical
Musical videoperformance
Criação autoral
Original creation
Pesquisa em Arte
Artistic Research
Interdisciplinaridade Artística
Artistic Interdisciplinarity
Performance
Performance
Música
Music
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tema: Música
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Cita: MENDES, Mariana Aparecida. Videoperformance musical: uma proposta de conceituação a partir de produção autoral. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.523
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.523
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39344
Fecha de defensa: 1-ago-2023
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
videoperformancemusicalproposta.pdfDissertação12.68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons