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dc.creatorMendes, Mariana Aparecida-
dc.date.accessioned2023-11-03T18:19:40Z-
dc.date.available2023-11-03T18:19:40Z-
dc.date.issued2023-08-01-
dc.identifier.citationMENDES, Mariana Aparecida. Videoperformance musical: uma proposta de conceituação a partir de produção autoral. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.523pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39344-
dc.description.abstractThe technological revolution since the 20th century has generated many creative possibilities, along the access to recording devices such as cameras and smartphones, which has contributed to the increase of the number of video productions. In this context, musical videoperformance emerges as an interdisciplinary artistic language, related to musical performance, Performance Art, and audiovisual elements. Although some artistic works have already been published, there is still a lack of reflection on this concept and its creative possibilities. Therefore, this research, which is aligned with the characteristics of Art Based Research proposed by López-Cano and Opazo (2014), was developed with the aim of reflecting upon and presenting characteristics of musical videoperformance through the authorial production of four musical videoperformances produced during the research. There videoperformances are titled: Em uma nota só; Tides of Manaunaun, de H. Cowell; #E3432E; and Estudo para piano, de Tim Rescala. Within this paper, the musical videoperformances produced were organized into the two identified types: Type 1, in which there is a previously composed musical piece; Type 2, presenting unprecedented sound and visual layers created during the process. In addition, characteristic specificities of musical videoperformance were also observed in all the artworks, and a reflection on the similar and divergent aspects between the produced works was proposed. Finally, there is also a reflection on some aspects of the concept, possible research and concept developments, and additional possibilities for exploration and creation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectVideoperformance musicalpt_BR
dc.subjectMusical videoperformancept_BR
dc.subjectCriação autoralpt_BR
dc.subjectOriginal creationpt_BR
dc.subjectPesquisa em Artept_BR
dc.subjectArtistic Researchpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade Artísticapt_BR
dc.subjectArtistic Interdisciplinaritypt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.titleVideoperformance Musical: uma proposta de conceituação a partir de produção autoralpt_BR
dc.title.alternativeMusical Videoperformance: a conceptual proposal based on original production.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Traldi, Cesar Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6022645968535320pt_BR
dc.contributor.referee1Manzolli, Jônatas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1648316318310818pt_BR
dc.contributor.referee2Barreiro, Daniel Luís-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9231522389312679pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724254015864934pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA revolução tecnológica a partir do século XX tem gerado diversas possibilidades criativas e o acesso a dispositivos de gravação, como câmeras e smartphones, tem contribuído para o aumento de produções voltadas para o vídeo. Nesse contexto, surge a videoperformance musical, que se trata de uma linguagem artística interdisciplinar, relacionada à performance musical, Performance Art e ao audiovisual. Embora haja trabalhos artísticos já publicados, existe uma carência de reflexões sobre esse conceito e suas possibilidades criativas. Assim, a presente pesquisa, que se enquadra nas características de Pesquisa em Arte proposta por López-Cano e Opazo (2014), se desenvolveu com o objetivo de refletir e apresentar características da videoperformance musical, bem como propro uma definição de tal conceito, a partir da produção autoral de quatro videoperformances musicais, realizadas durante a pesquisa, intituladas: Em uma nota só; Tides of Manaunaun, de H. Cowell; #E3432E; Estudo para piano, de Tim Rescala. Dentro do trabalho, as videoperformances musicais produzidas foram organizadas nos dois tipos identificados, sendo eles: Tipo 1. Em que se tem uma obra musical previamente composta; Tipo 2. Apresenta camadas sonoras e visuais inéditas, criadas durante o processo. Além disso, observou-se ainda especificidades caracterizantes da videoperformance musical, que foram encontradas em todas as obras, e também foi proposta uma reflexão quanto aos aspectos semelhantes e divergentes entre as obras produzidas. Por fim, reflete-se também sobre alguns aspectos do conceito, sobre possíveis desdobramentos da pesquisa e do conceito e possibilidades adicionais de exploração e criação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration150pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.523pt_BR
dc.orcid.putcode145972768-
dc.crossref.doibatchid22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e-
dc.subject.autorizadoMúsicapt_BR
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