Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39328
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2025-10-04
Title: A imagem do negro nos veículos de comunicação
Alternate title (s): The image of black people in the media
Author: Santana, Natália Daniele
First Advisor: Silva, Jussara Goulart da
First member of the Committee: Reis, Jane Maria dos Santos
Second member of the Committee: Ramos, Noézia Maria
Summary: O objetivo desse artigo foi refletir a respeito da imagem do negro nos veículos de comunicação, frente ao mercado de propagandas e publicidade. Trata-se de uma revisão da literatura para compreensão do desenvolvimento da temática. Como resultado, a pesquisa mostrou que o aumento de pessoas negras representadas no mercado publicitário está acontecendo de forma gradual, sendo que foi possível perceber que antigamente havia um enfrentamento para a conquista de espaço em vários setores da população. As discriminações raciais e de gênero contra os afrodescendentes ainda são percebidas na sociedade brasileira. Ao analisar a pesquisa sobre os artigos acadêmicos, nota-se que o lugar do negro não sofreu alterações significantes e ideais como branqueamento, permaneceram sendo reproduzidos ainda na contemporaneidade.
Abstract: The objective of this article was to reflect on the image of black people in the media, in relation to the advertising and publicity market. This is a literature review to understand the development of the theme. As a result, the research showed that the increase in black people represented in the advertising market is happening gradually, and it was possible to see that in the past there was a struggle to gain space in various sectors of the population. Racial and gender discrimination against people of African descent are still perceived in Brazilian society. When analyzing the research on academic articles, it is noted that the place of black people did not undergo significant changes and ideals such as whitening continued to be reproduced in contemporary times.
Keywords: Publicidade e propaganda
Diversidade étnica
Desigualdade
Negro
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTANA, Natália Daniele. A imagem do negro nos veículos de comunicação. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39328
Date of defense: 4-Oct-2023
Appears in Collections:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImagemNegroVeículos.pdf
  Until 2025-10-04
TCC262.69 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.