Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39328
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantana, Natália Daniele-
dc.date.accessioned2023-10-27T15:05:06Z-
dc.date.available2023-10-27T15:05:06Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.identifier.citationSANTANA, Natália Daniele. A imagem do negro nos veículos de comunicação. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39328-
dc.description.abstractThe objective of this article was to reflect on the image of black people in the media, in relation to the advertising and publicity market. This is a literature review to understand the development of the theme. As a result, the research showed that the increase in black people represented in the advertising market is happening gradually, and it was possible to see that in the past there was a struggle to gain space in various sectors of the population. Racial and gender discrimination against people of African descent are still perceived in Brazilian society. When analyzing the research on academic articles, it is noted that the place of black people did not undergo significant changes and ideals such as whitening continued to be reproduced in contemporary times.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectPublicidade e propagandapt_BR
dc.subjectDiversidade étnicapt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.titleA imagem do negro nos veículos de comunicaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe image of black people in the mediapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jussara Goulart da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2105942822043040pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Jane Maria dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7034791367733866pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Noézia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519731323849384pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7871396121832682pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse artigo foi refletir a respeito da imagem do negro nos veículos de comunicação, frente ao mercado de propagandas e publicidade. Trata-se de uma revisão da literatura para compreensão do desenvolvimento da temática. Como resultado, a pesquisa mostrou que o aumento de pessoas negras representadas no mercado publicitário está acontecendo de forma gradual, sendo que foi possível perceber que antigamente havia um enfrentamento para a conquista de espaço em vários setores da população. As discriminações raciais e de gênero contra os afrodescendentes ainda são percebidas na sociedade brasileira. Ao analisar a pesquisa sobre os artigos acadêmicos, nota-se que o lugar do negro não sofreu alterações significantes e ideais como branqueamento, permaneceram sendo reproduzidos ainda na contemporaneidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration13pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsA justificativa para o embargo se faz pela necessidade da publicação do mesmo em periodico.pt_BR
dc.description.embargo2025-10-04-
Appears in Collections:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImagemNegroVeículos.pdf
  Until 2025-10-04
TCC262.69 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.