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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39306
ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-5828-0968 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Histórias singulares de alfabetizadoras mineiras 1915 a 1971 |
Título(s) alternativo(s): | Unique stories of literacy teachers from Minas Gerais 1915 to 1971 |
Autor(es): | Silva, Marizete Marques da |
Primeiro orientador: | Santos, Sônia Maria dos |
Primeiro membro da banca: | Bitte, Regina Celi Frechiani |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza |
Resumo: | O presente trabalho está inserido na linha de História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e tem como objetivo investigar as Histórias singulares de alfabetizadoras que atuaram nos grupos escolares no interior das Minas Gerais - 1915 a 1971. Para realizar essa pesquisa elegemos como abordagem teórica a História Cultural, respaldada especialmente em Certeau e Chartier, pois ela valoriza histórias de pessoas comuns, assim como as histórias locais e singulares. Tal escolha cruzou acertadamente com o desejo de investigar as experiências e vivências de alfabetizadoras nos Grupos Escolares localizados no interior de Minas Gerais. A princípio, a proposta era trabalhar com a História Oral, tendo como propósito revelar as narrativas das alfabetizadoras e de outros profissionais da educação que atuaram nos grupos escolares do Triângulo Mineiro no período de 1915 a 1971. Contudo, após pesquisas iniciais não encontramos teses e dissertações que pudessem atender os quesitos propostos e observamos que boa parte dos estudos da área tinha a mesma orientadora, na mesma instituição. Assim, para evitar uma pesquisa endógena, foi necessária uma readequação da metodologia e alargamento do campo físico, ou seja, das localidades investigadas. Neste contexto, a análise das narrativas encontradas nas teses e dissertações que utilizaram a História Oral nas suas diferentes possibilidades, ora como técnica, ora como método, se deu dialeticamente com as outras fontes utilizadas no estudo. Nas produções científicas detectadas, a maioria das narrativas era de mulheres – encontramos um único homem nesse nível de ensino –, o que comprova algumas teses de que a educação no passado era uma ocupação exclusivamente feminina, pois ser professora durante muitas décadas era considerado extensão do trabalho doméstico. Então, mapeamos teses e dissertações que desvelaram modos, modelos, regras, castigos, materiais e avaliações utilizados para alfabetizar os alunos. No período definido para essa investigação, verificamos que a Leitura e a Escrita apareceram em todos os estudos, sendo que a maioria dessas pesquisas apontaram a deficiência nessas habilidades como um dos problemas mais sérios da educação brasileira. As narrativas revelaram que as práticas das alfabetizadoras deixaram marcas indeléveis em muitos homens e mulheres, assim como o material didático escolhido, os métodos e o ensino baseado na memória e repetição marcaram uma época e até hoje reverberam nas salas de aula. Essa pesquisa nos permitiu descobrir e valorizar o lugar das narrativas das alfabetizadoras e reconhecer suas histórias como “fonte de pesquisa”. A História Oral, como método, não só valoriza as histórias narradas, como também as alfabetizadoras entrevistadas adquirem status de autoras e são citadas, assim como outros autores renomados. Desta maneira, as narrativas coletadas durante as entrevistas tornam-se Fontes Orais tão importantes como as consagradas fontes bibliográficas, documentais, impressas e iconográficas. Assim, a História Oral como método rompe com as metodologias tradicionais que valorizavam somente os grandes heróis e os documentos oficiais. |
Abstract: | This paper is part of the History and Historiography of Education line within the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia and aims to investigate the "Unique stories of literacy educators who worked in School Groups in Minas Gerais’ countryside - 1915 to 1971". For this research, we have chosen a Cultural History theoretical approach, supported especially by Certeau and Chartier, as it values the stories of ordinary people, as well as local and unique histories. Thus, the choice of Cultural History aligns perfectly with the desire to investigate the experiences and lives of literacy educators in school groups located in Minas Gerais’ countryside. Initially, the proposal was to work with Oral History, with the purpose of revealing the narratives of literacy educators and other education professionals who worked in school groups in the Triângulo Mineiro region from 1915 to 1971. However, due to the initial research, the results showed few studies in this area. We did not find theses and dissertations that could meet the proposed criteria, and we also observed that a significant portion of these studies had the same advisor, at the same institution. This led us to understand that, in order to avoid endogenous research, a reconfiguration of the methodology and an expansion of the geographical scope, i.e., the investigated localities, would be necessary. In this context, the analysis of the narratives found in the theses and dissertations that used Oral History in its various possibilities occurred dialectically with the other sources used in the study. Among the detected scientific productions, the majority of the narratives were from women – we found only one man at this level of education – which confirms some theses that education in the past was exclusively a female occupation, as being a teacher for many decades was considered an extension of domestic work. Therefore, we mapped the theses and dissertations that unveiled the methods, models, rules, punishments, materials, and evaluations used to teach literacy to students. In the defined period for this investigation, we verified that Reading and Writing appeared in all the studies, and the majority of these researches pointed out the deficiency in these skills as one of the most serious problems in Brazilian education. The narratives revealed that the practices of literacy educators left indelible marks on many men and women, just as the chosen teaching materials, methods, and memory-based instruction marked an era and continue to reverberate in classrooms today. This research allowed us to discover and value the place of literacy educators' narratives and recognize their stories as a "research source". Oral History, as a method, not only values the narrated stories, but also elevates the interviewed literacy educators to the status of authors, and they are cited, along with other renowned authors. Thus, the narratives collected during the interviews become Oral Sources as important as the established bibliographical, documentary, printed, and iconographic sources. Therefore, Oral History as a method breaks with traditional methodologies that only valued the great heroes and official documents. |
Palavras-chave: | Alfabetizadoras Literacy Educators Leitura e Escrita Reading and Writing História Oral Oral History Narrativas Narratives |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Assunto: | Educação Educação - História Professores alfabetizadores Leitura oral |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | SILVA, Marizete Marques da. Histórias singulares de alfabetizadoras mineiras 1915 a 1971. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8100. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8100 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39306 |
Data de defesa: | 22-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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