Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39289
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-1260-3675
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Utilizando o GeoGebra para compreensão as relações métricas no triângulo retângulo
Alternate title (s): Using GeoGebra to Understand Metric Relationships in the Right Triangle.
Author: Bispo, Sérgio Otavio
First Advisor: Oliveira, Danilo Elias de
First member of the Committee: Lazaro, Cristiane Alexandra Lazaro
Second member of the Committee: Femina, Lígia Laís
Summary: A utilização de tecnologias digitais tem se mostrado cada vez mais necessária dentro das salas de aula. Uma das áreas que mais tem sido beneficiada com estas tecnologias é a Matemática. Softwares e aplicativos, como por exemplo o GeoGebra, têm apresentado bons resultados quando utilizados pelo professor na explicação de conteúdos matemáticos, principalmente, em relação à geometria. Este trabalho apresenta uma sequência de atividades ao longo de cinco aulas com uma turma de 8º ano do ensino fundamental. O objetivo destas atividades foi o de apresentar as relações métricas em um triângulo retângulo. Para isso, foram abordados os conceitos de congruência e semelhança de figuras, em especial de triângulos. Nestas atividades, realizadas no laboratório de informática, o professor utilizou o GeoGebra para a explicação dos conteúdos e exemplos, enquanto os alunos resolveram exercícios, também, com o uso do GeoGebra em seus computadores. Conforme relatado no texto, a interação dos alunos com o professor mostra que as atividades despertaram o interesse pelo aprendizado nos alunos. Além disso, com o teste avaliativo aplicado na última aula podemos concluir que o uso do GeoGebra contribuiu para a aprendizagem no ensino das relações métricas no triângulo retângulo.
Abstract: The use of digital technologies has become increasingly necessary in classrooms. One of the areas that have benefited most from these technologies is Mathematics. Software and applications, such as GeoGebra, show good results when used by the teacher in explaining mathematical content, especially in relation to geometry. This work presents a sequence of activities over five classes with an 8thgrade elementary school class. The purpose of these activities was to present the metric relationships in a right triangle. For this, the concepts of congruence and similarity of figures, especially triangles, were examined. In these activities, carried out in the computer lab, the teacher used GeoGebra to explain the contents and examples while the students solved exercises, also using GeoGebra on their computers. As reported in the text, the student’s interaction with the teacher shows that the activities aroused the students’ interest in learning. In addition, with the evaluation of the test applied in the last class, we can conclude that the use of GeoGebra contributed to learning in the teaching of relations in the triangle.
Keywords: Congruence and Similarity of Triangles
Congruência e Semelhança de Triângulos
Geometry
Ensino Fundamental II
Elementary School - middle school
Geometria
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Subject: Matemátca
Geometria
Computação e matemática
Triângulo
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: BISPO, Sérgio Otávio. Utilizando o GeoGebra para a compreensão das relações métricas no triângulo retângulo. 2023. 70fl. Dissertação (Mestrado Profissional Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.489
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.489
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39289
Date of defense: 12-Sep-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UtilizandoGeoGebraCompreensão.pdf11.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.