Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39289
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBispo, Sérgio Otavio-
dc.date.accessioned2023-10-17T18:18:08Z-
dc.date.available2023-10-17T18:18:08Z-
dc.date.issued2023-09-12-
dc.identifier.citationBISPO, Sérgio Otávio. Utilizando o GeoGebra para a compreensão das relações métricas no triângulo retângulo. 2023. 70fl. Dissertação (Mestrado Profissional Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.489pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39289-
dc.description.abstractThe use of digital technologies has become increasingly necessary in classrooms. One of the areas that have benefited most from these technologies is Mathematics. Software and applications, such as GeoGebra, show good results when used by the teacher in explaining mathematical content, especially in relation to geometry. This work presents a sequence of activities over five classes with an 8thgrade elementary school class. The purpose of these activities was to present the metric relationships in a right triangle. For this, the concepts of congruence and similarity of figures, especially triangles, were examined. In these activities, carried out in the computer lab, the teacher used GeoGebra to explain the contents and examples while the students solved exercises, also using GeoGebra on their computers. As reported in the text, the student’s interaction with the teacher shows that the activities aroused the students’ interest in learning. In addition, with the evaluation of the test applied in the last class, we can conclude that the use of GeoGebra contributed to learning in the teaching of relations in the triangle.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCongruence and Similarity of Trianglespt_BR
dc.subjectCongruência e Semelhança de Triângulospt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt_BR
dc.subjectElementary School - middle schoolpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.titleUtilizando o GeoGebra para compreensão as relações métricas no triângulo retângulopt_BR
dc.title.alternativeUsing GeoGebra to Understand Metric Relationships in the Right Triangle.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Danilo Elias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0408223386608112pt_BR
dc.contributor.referee1Lazaro, Cristiane Alexandra Lazaro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4814790057077355pt_BR
dc.contributor.referee2Femina, Lígia Laís-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9459669871006143pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8159897737902728pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA utilização de tecnologias digitais tem se mostrado cada vez mais necessária dentro das salas de aula. Uma das áreas que mais tem sido beneficiada com estas tecnologias é a Matemática. Softwares e aplicativos, como por exemplo o GeoGebra, têm apresentado bons resultados quando utilizados pelo professor na explicação de conteúdos matemáticos, principalmente, em relação à geometria. Este trabalho apresenta uma sequência de atividades ao longo de cinco aulas com uma turma de 8º ano do ensino fundamental. O objetivo destas atividades foi o de apresentar as relações métricas em um triângulo retângulo. Para isso, foram abordados os conceitos de congruência e semelhança de figuras, em especial de triângulos. Nestas atividades, realizadas no laboratório de informática, o professor utilizou o GeoGebra para a explicação dos conteúdos e exemplos, enquanto os alunos resolveram exercícios, também, com o uso do GeoGebra em seus computadores. Conforme relatado no texto, a interação dos alunos com o professor mostra que as atividades despertaram o interesse pelo aprendizado nos alunos. Além disso, com o teste avaliativo aplicado na última aula podemos concluir que o uso do GeoGebra contribuiu para a aprendizagem no ensino das relações métricas no triângulo retângulo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration73pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.489pt_BR
dc.orcid.putcode144702149-
dc.crossref.doibatchid22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e-
dc.subject.autorizadoMatemátcapt_BR
dc.subject.autorizadoGeometriapt_BR
dc.subject.autorizadoComputação e matemáticapt_BR
dc.subject.autorizadoTriângulopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UtilizandoGeoGebraCompreensão.pdf11.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.