Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39289
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Bispo, Sérgio Otavio | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T18:18:08Z | - |
dc.date.available | 2023-10-17T18:18:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
dc.identifier.citation | BISPO, Sérgio Otávio. Utilizando o GeoGebra para a compreensão das relações métricas no triângulo retângulo. 2023. 70fl. Dissertação (Mestrado Profissional Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.489 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39289 | - |
dc.description.abstract | The use of digital technologies has become increasingly necessary in classrooms. One of the areas that have benefited most from these technologies is Mathematics. Software and applications, such as GeoGebra, show good results when used by the teacher in explaining mathematical content, especially in relation to geometry. This work presents a sequence of activities over five classes with an 8thgrade elementary school class. The purpose of these activities was to present the metric relationships in a right triangle. For this, the concepts of congruence and similarity of figures, especially triangles, were examined. In these activities, carried out in the computer lab, the teacher used GeoGebra to explain the contents and examples while the students solved exercises, also using GeoGebra on their computers. As reported in the text, the student’s interaction with the teacher shows that the activities aroused the students’ interest in learning. In addition, with the evaluation of the test applied in the last class, we can conclude that the use of GeoGebra contributed to learning in the teaching of relations in the triangle. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Congruence and Similarity of Triangles | pt_BR |
dc.subject | Congruência e Semelhança de Triângulos | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.subject | Elementary School - middle school | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.title | Utilizando o GeoGebra para compreensão as relações métricas no triângulo retângulo | pt_BR |
dc.title.alternative | Using GeoGebra to Understand Metric Relationships in the Right Triangle. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Danilo Elias de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0408223386608112 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lazaro, Cristiane Alexandra Lazaro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4814790057077355 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Femina, Lígia Laís | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9459669871006143 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8159897737902728 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A utilização de tecnologias digitais tem se mostrado cada vez mais necessária dentro das salas de aula. Uma das áreas que mais tem sido beneficiada com estas tecnologias é a Matemática. Softwares e aplicativos, como por exemplo o GeoGebra, têm apresentado bons resultados quando utilizados pelo professor na explicação de conteúdos matemáticos, principalmente, em relação à geometria. Este trabalho apresenta uma sequência de atividades ao longo de cinco aulas com uma turma de 8º ano do ensino fundamental. O objetivo destas atividades foi o de apresentar as relações métricas em um triângulo retângulo. Para isso, foram abordados os conceitos de congruência e semelhança de figuras, em especial de triângulos. Nestas atividades, realizadas no laboratório de informática, o professor utilizou o GeoGebra para a explicação dos conteúdos e exemplos, enquanto os alunos resolveram exercícios, também, com o uso do GeoGebra em seus computadores. Conforme relatado no texto, a interação dos alunos com o professor mostra que as atividades despertaram o interesse pelo aprendizado nos alunos. Além disso, com o teste avaliativo aplicado na última aula podemos concluir que o uso do GeoGebra contribuiu para a aprendizagem no ensino das relações métricas no triângulo retângulo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 73 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.489 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 144702149 | - |
dc.crossref.doibatchid | 22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e | - |
dc.subject.autorizado | Matemátca | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Geometria | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Computação e matemática | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Triângulo | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UtilizandoGeoGebraCompreensão.pdf | 11.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.