Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39289
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-1260-3675
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Utilizando o GeoGebra para compreensão as relações métricas no triângulo retângulo
Título(s) alternativo(s): Using GeoGebra to Understand Metric Relationships in the Right Triangle.
Autor(es): Bispo, Sérgio Otavio
Primeiro orientador: Oliveira, Danilo Elias de
Primeiro membro da banca: Lazaro, Cristiane Alexandra Lazaro
Segundo membro da banca: Femina, Lígia Laís
Resumo: A utilização de tecnologias digitais tem se mostrado cada vez mais necessária dentro das salas de aula. Uma das áreas que mais tem sido beneficiada com estas tecnologias é a Matemática. Softwares e aplicativos, como por exemplo o GeoGebra, têm apresentado bons resultados quando utilizados pelo professor na explicação de conteúdos matemáticos, principalmente, em relação à geometria. Este trabalho apresenta uma sequência de atividades ao longo de cinco aulas com uma turma de 8º ano do ensino fundamental. O objetivo destas atividades foi o de apresentar as relações métricas em um triângulo retângulo. Para isso, foram abordados os conceitos de congruência e semelhança de figuras, em especial de triângulos. Nestas atividades, realizadas no laboratório de informática, o professor utilizou o GeoGebra para a explicação dos conteúdos e exemplos, enquanto os alunos resolveram exercícios, também, com o uso do GeoGebra em seus computadores. Conforme relatado no texto, a interação dos alunos com o professor mostra que as atividades despertaram o interesse pelo aprendizado nos alunos. Além disso, com o teste avaliativo aplicado na última aula podemos concluir que o uso do GeoGebra contribuiu para a aprendizagem no ensino das relações métricas no triângulo retângulo.
Abstract: The use of digital technologies has become increasingly necessary in classrooms. One of the areas that have benefited most from these technologies is Mathematics. Software and applications, such as GeoGebra, show good results when used by the teacher in explaining mathematical content, especially in relation to geometry. This work presents a sequence of activities over five classes with an 8thgrade elementary school class. The purpose of these activities was to present the metric relationships in a right triangle. For this, the concepts of congruence and similarity of figures, especially triangles, were examined. In these activities, carried out in the computer lab, the teacher used GeoGebra to explain the contents and examples while the students solved exercises, also using GeoGebra on their computers. As reported in the text, the student’s interaction with the teacher shows that the activities aroused the students’ interest in learning. In addition, with the evaluation of the test applied in the last class, we can conclude that the use of GeoGebra contributed to learning in the teaching of relations in the triangle.
Palavras-chave: Congruence and Similarity of Triangles
Congruência e Semelhança de Triângulos
Geometry
Ensino Fundamental II
Elementary School - middle school
Geometria
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Assunto: Matemátca
Geometria
Computação e matemática
Triângulo
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: BISPO, Sérgio Otávio. Utilizando o GeoGebra para a compreensão das relações métricas no triângulo retângulo. 2023. 70fl. Dissertação (Mestrado Profissional Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.489
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.489
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39289
Data de defesa: 12-Set-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UtilizandoGeoGebraCompreensão.pdf11.48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.