Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39284
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0569-9220
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Caracterização da óptica para a aprendizagem da física moderna e contemporânea na formação do professor de física
Título (s) alternativo (s): Characterization of optics for the learning of modern and contemporary physics in physics teacher training
Autor: Paredes, Iris Naile Materán
Primer orientador: Ustra, Sandro Rogério Vargas
Primer miembro de la banca: Pacca, Jesuína Lopes de Almeida
Segundo miembro de la banca: Queiroz, José Rildo de Oliveira
Tercer miembro de la banca: Gelamo, Emerson Luiz
Cuarto miembro de la banca: Marco, Fabiana Fiorezi de
Resumen: As mudanças na atualidade demandam que os sistemas educativos se posicionem criticamente e avancem. A Universidade deve permanecer na vanguarda das mudanças científicas e tecnológicas. Os programas de formação de professores têm a necessidade urgente de reformarse para atender às demandas num mundo em constante transformação, mas também para produzir novos contextos. A forma como é enfrentada essa tarefa requer uma nova forma de pensar e produzir conhecimentos. Neste cenário, esta pesquisa teve como objetivo geral caracterizar, por meio de uma investigação qualitativa, as contribuições da óptica para a aprendizagem da física moderna e contemporânea, a partir da abordagem epistemológica de Bachelard, na formação de professores de física da Universidade Federal de Uberlândia. As ideias bachelardianas de obstáculos epistemológicos, rupturas epistemológicas, erro e recorrência histórica são analisadas, tomando como elo condutor, a evolução do conceito de Luz, na história da física e da óptica em particular, com a finalidade de compreender como é que os conteúdos da disciplina de óptica (no caso, Física IV) contribuem para favorecer a aprendizagem dos conceitos de física moderna e contemporânea. Para atender aos objetivos da pesquisa, foram arguidos professores e estudantes do curso de licenciatura de física, para desvendar como é que eles entendem esta relação. Nos resultados mais importantes da pesquisa, se podem citar que, ainda os envolvidos no processo educativo de formação de professores de física, entendam a importância das ideias da óptica para a construção da aprendizagem em física moderna, para uma compreensão mais profunda e significativa, a óptica junto com a história da física, permanecem como um apêndice no desenvolvimento dos diversos conteúdos de física. Por tanto, consideramos importante sugerir, para integrar junto aos conteúdos de física, a epistemologia bachelardiana como elemento norteador para a reflexão e construção ativa de conhecimentos.
Abstract: Current changes require educational systems to take a critical position and move forward. Universities must remain at the forefront of scientific and technological changes. Teacher education programs urgently need to reform themselves to meet the demands of a constantly changing world, but also to produce new contexts. The way this task is faced requires a new way of thinking and producing knowledge. In this scenario, the general objective of this research was to characterize, through qualitative investigation, the contributions of optics to the learning of modern and contemporary physics from the epistemological approach of Bachelard, in the teacher education of physics at the Federal University of Uberlândia. Bachelardian ideas of epistemological obstacles, epistemological ruptures, error, and historical recurrence are analyzed, taking as a guiding thread the evolution of the concept of light in the history of physics, particularly in optics. The aim is to understand how the contents of the optics discipline (in this case, Physics IV) contribute to facilitating the learning of concepts in modern and contemporary physics. To achieve the research objectives, a study was conducted with teachers and students in the physics teacher education program to uncover their understanding of this relationship. Among the most important findings of the research, it is evident that those involved in the educational process of physics teacher education recognize the importance of optics ideas for constructing learning in modern physics. However, optics, along with the history of physics, remains as an appendix in the development of various physics contents. Therefore, it is considered important to empower teachers to integrate Bachelardian epistemology as a guiding element for reflection and active knowledge construction in conjunction with physics content.
Palabras clave: Educação em Ciências
Epistemologia Bachelardiana
Ensino-Aprendizagem de Óptica
Física Moderna e Contemporânea
Science Education
Bachelardian Epistemology
Optics Teaching and Learning
Modern and Contemporary Physics
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Tema: Educação
Física - Estudo e ensino
Formação de Professores em Física
Óptica física
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: PAREDES, Iris Naile Materan. Caracterização da óptica para a aprendizagem da física moderna e contemporânea na formação do professor de física. 2023. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.423.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.423
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39284
Fecha de defensa: 28-jul-2023
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CaracterizaçãoÓpticaAprendizagem.pdfTese6.16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons