Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39284
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorParedes, Iris Naile Materán-
dc.date.accessioned2023-10-17T13:45:55Z-
dc.date.available2023-10-17T13:45:55Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.citationPAREDES, Iris Naile Materan. Caracterização da óptica para a aprendizagem da física moderna e contemporânea na formação do professor de física. 2023. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.423.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39284-
dc.description.abstractCurrent changes require educational systems to take a critical position and move forward. Universities must remain at the forefront of scientific and technological changes. Teacher education programs urgently need to reform themselves to meet the demands of a constantly changing world, but also to produce new contexts. The way this task is faced requires a new way of thinking and producing knowledge. In this scenario, the general objective of this research was to characterize, through qualitative investigation, the contributions of optics to the learning of modern and contemporary physics from the epistemological approach of Bachelard, in the teacher education of physics at the Federal University of Uberlândia. Bachelardian ideas of epistemological obstacles, epistemological ruptures, error, and historical recurrence are analyzed, taking as a guiding thread the evolution of the concept of light in the history of physics, particularly in optics. The aim is to understand how the contents of the optics discipline (in this case, Physics IV) contribute to facilitating the learning of concepts in modern and contemporary physics. To achieve the research objectives, a study was conducted with teachers and students in the physics teacher education program to uncover their understanding of this relationship. Among the most important findings of the research, it is evident that those involved in the educational process of physics teacher education recognize the importance of optics ideas for constructing learning in modern physics. However, optics, along with the history of physics, remains as an appendix in the development of various physics contents. Therefore, it is considered important to empower teachers to integrate Bachelardian epistemology as a guiding element for reflection and active knowledge construction in conjunction with physics content.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipGCUB - Grupo Coimbra de Universidades Brasileiraspt_BR
dc.description.sponsorshipOEA - Organização das Nações Americanaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectEpistemologia Bachelardianapt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagem de Ópticapt_BR
dc.subjectFísica Moderna e Contemporâneapt_BR
dc.subjectScience Educationpt_BR
dc.subjectBachelardian Epistemologypt_BR
dc.subjectOptics Teaching and Learningpt_BR
dc.subjectModern and Contemporary Physicspt_BR
dc.titleCaracterização da óptica para a aprendizagem da física moderna e contemporânea na formação do professor de físicapt_BR
dc.title.alternativeCharacterization of optics for the learning of modern and contemporary physics in physics teacher trainingpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ustra, Sandro Rogério Vargas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632550703149729pt_BR
dc.contributor.referee1Pacca, Jesuína Lopes de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1559121864705837pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, José Rildo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0121415945268262pt_BR
dc.contributor.referee3Gelamo, Emerson Luiz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5645339553736022pt_BR
dc.contributor.referee4Marco, Fabiana Fiorezi de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5146714304282449pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoAs mudanças na atualidade demandam que os sistemas educativos se posicionem criticamente e avancem. A Universidade deve permanecer na vanguarda das mudanças científicas e tecnológicas. Os programas de formação de professores têm a necessidade urgente de reformarse para atender às demandas num mundo em constante transformação, mas também para produzir novos contextos. A forma como é enfrentada essa tarefa requer uma nova forma de pensar e produzir conhecimentos. Neste cenário, esta pesquisa teve como objetivo geral caracterizar, por meio de uma investigação qualitativa, as contribuições da óptica para a aprendizagem da física moderna e contemporânea, a partir da abordagem epistemológica de Bachelard, na formação de professores de física da Universidade Federal de Uberlândia. As ideias bachelardianas de obstáculos epistemológicos, rupturas epistemológicas, erro e recorrência histórica são analisadas, tomando como elo condutor, a evolução do conceito de Luz, na história da física e da óptica em particular, com a finalidade de compreender como é que os conteúdos da disciplina de óptica (no caso, Física IV) contribuem para favorecer a aprendizagem dos conceitos de física moderna e contemporânea. Para atender aos objetivos da pesquisa, foram arguidos professores e estudantes do curso de licenciatura de física, para desvendar como é que eles entendem esta relação. Nos resultados mais importantes da pesquisa, se podem citar que, ainda os envolvidos no processo educativo de formação de professores de física, entendam a importância das ideias da óptica para a construção da aprendizagem em física moderna, para uma compreensão mais profunda e significativa, a óptica junto com a história da física, permanecem como um apêndice no desenvolvimento dos diversos conteúdos de física. Por tanto, consideramos importante sugerir, para integrar junto aos conteúdos de física, a epistemologia bachelardiana como elemento norteador para a reflexão e construção ativa de conhecimentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration218pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.423pt_BR
dc.orcid.putcode144701717-
dc.crossref.doibatchid22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoFormação de Professores em Físicapt_BR
dc.subject.autorizadoÓptica físicapt_BR
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaracterizaçãoÓpticaAprendizagem.pdfTese6.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons