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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ensino de produção de texto em português por meio do gênero relato pessoal
Autor(es): Sanches, Suellen Pereira
Primeiro orientador: Oliveira, José Carlos de
Primeiro membro da banca: Souza, Marcen de Oliveira
Segundo membro da banca: GODOI, Eliamar
Resumo: O objetivo principal dessa pesquisa foi o de analisar as características do gênero textual relato pessoal (relato de experiência vivida) por meio da abordagem Interacionista Sociodiscursiva – ISD para elaboração de uma proposta didático-metodológica para o desenvolvimento de capacidades de linguagem de pessoas surdas para a produção desse gênero textual. A metodologia realizada traz a abordagem enriquecida de ensino e aprendizagem por meio de produção textual de experiências sensoriais através de investigação exploratória. Para o desenvolvimento do estudo foi realizado pesquisas bibliográficas a partir de sites de periódicos e em livros impressos para a revisão da literatura relacionada a temática. Para a elaboração do Modelo Didático do Gênero - MDG (DOLZ; SHINEUWLLY, 2004), foram selecionados três relatos de alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola do estado de Goiás. Através da análise dos três exemplares selecionados, seguindo a proposta metodológica do ISD (BRONCART, 1999), foi elaborado um modelo didático do gênero que pode auxiliar o professor na construção de sequência didática para o ensino do gênero. Acreditamos que por meio do trabalho realizado a partir de uma sequência didática construída a partir de um modelo didático do gênero mediado pela Libras como língua de instrução, interação, comunicação e ensino seja possível ampliar as capacidades dos alunos surdos. Acreditamos que o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos a partir de um modelo didático do gênero como discutido neste trabalho traz contribuições para o desenvolvimento de capacidades de linguagem para que os alunos surdos produzam textos escritos em português de modo satisfatório. Ao longo da nossa pesquisa entendemos que o trabalho a partir de gêneros de textos pode ser um meio de alcançar melhor qualidade de ensino, ajudando aos alunos surdos a desenvolver melhor suas capacidades de linguagem, tornando-se assim participantes ativos na construção da sociedade brasileira.
Abstract: The main objective of this research was to analyze the characteristics of the personal report textual genre, through the Sociodiscursive Interactionist approach – ISD, to develop a didactic-methodological proposal contributing to the development of language capabilities of deaf people for the production of this genre textual. The methodology carried out brings an enriched approach to teaching and learning through textual production of sensory experiences through exploratory investigation. For the development of the present study, bibliographical survey and literature review were carried out in databases and books related to the topic. To prepare the Gender Didactic Model - MDG (DOLZ; SHINEUWLLY, 2004), three reports from students in the 3rd year of elementary school in the state of Goiás were selected. Through the analysis of the three selected examples, following the methodological proposal from ISD (BRONCART, 1999), a didactic model of the genre was created that can assist the teacher in constructing a didactic sequence for teaching the genre. We believe that through the work carried out, based on a constructed didactic sequence, a didactic model of the genre mediated by Libras as a language of instruction, interaction, communication and teaching, it is possible to expand the capabilities of deaf students. We believe that the teaching and learning process of deaf students based on a didactic model of the genre, as discussed in this work, contributes to the development of language ability, helping deaf students to produce texts written in Portuguese in a satisfactory manner. Throughout our research we understand that working from text genres can be a means of achieving a better quality of teaching, helping deaf students to better develop their language skills, thus becoming active participants in the construction of Brazilian society.
Palavras-chave: Produção de texto
Gêneros textuais
Língua de Sinais
Educação de surdos
Text production
Textual generes
Sign language
Deaf education
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANCHES, Suellen Pereira. Ensino de produção de texto em português por meio do gênero relato pessoal. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39276
Data de defesa: 9-Ago-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras

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