Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39276
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSanches, Suellen Pereira-
dc.date.accessioned2023-10-11T18:44:14Z-
dc.date.available2023-10-11T18:44:14Z-
dc.date.issued2023-08-09-
dc.identifier.citationSANCHES, Suellen Pereira. Ensino de produção de texto em português por meio do gênero relato pessoal. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39276-
dc.description.abstractThe main objective of this research was to analyze the characteristics of the personal report textual genre, through the Sociodiscursive Interactionist approach – ISD, to develop a didactic-methodological proposal contributing to the development of language capabilities of deaf people for the production of this genre textual. The methodology carried out brings an enriched approach to teaching and learning through textual production of sensory experiences through exploratory investigation. For the development of the present study, bibliographical survey and literature review were carried out in databases and books related to the topic. To prepare the Gender Didactic Model - MDG (DOLZ; SHINEUWLLY, 2004), three reports from students in the 3rd year of elementary school in the state of Goiás were selected. Through the analysis of the three selected examples, following the methodological proposal from ISD (BRONCART, 1999), a didactic model of the genre was created that can assist the teacher in constructing a didactic sequence for teaching the genre. We believe that through the work carried out, based on a constructed didactic sequence, a didactic model of the genre mediated by Libras as a language of instruction, interaction, communication and teaching, it is possible to expand the capabilities of deaf students. We believe that the teaching and learning process of deaf students based on a didactic model of the genre, as discussed in this work, contributes to the development of language ability, helping deaf students to produce texts written in Portuguese in a satisfactory manner. Throughout our research we understand that working from text genres can be a means of achieving a better quality of teaching, helping deaf students to better develop their language skills, thus becoming active participants in the construction of Brazilian society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLíngua de Sinaispt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectTextual generespt_BR
dc.subjectSign languagept_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.titleEnsino de produção de texto em português por meio do gênero relato pessoalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, José Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9488512592408753pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Marcen de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862981156235556pt_BR
dc.contributor.referee2GODOI, Eliamar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5028503004915253pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal dessa pesquisa foi o de analisar as características do gênero textual relato pessoal (relato de experiência vivida) por meio da abordagem Interacionista Sociodiscursiva – ISD para elaboração de uma proposta didático-metodológica para o desenvolvimento de capacidades de linguagem de pessoas surdas para a produção desse gênero textual. A metodologia realizada traz a abordagem enriquecida de ensino e aprendizagem por meio de produção textual de experiências sensoriais através de investigação exploratória. Para o desenvolvimento do estudo foi realizado pesquisas bibliográficas a partir de sites de periódicos e em livros impressos para a revisão da literatura relacionada a temática. Para a elaboração do Modelo Didático do Gênero - MDG (DOLZ; SHINEUWLLY, 2004), foram selecionados três relatos de alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola do estado de Goiás. Através da análise dos três exemplares selecionados, seguindo a proposta metodológica do ISD (BRONCART, 1999), foi elaborado um modelo didático do gênero que pode auxiliar o professor na construção de sequência didática para o ensino do gênero. Acreditamos que por meio do trabalho realizado a partir de uma sequência didática construída a partir de um modelo didático do gênero mediado pela Libras como língua de instrução, interação, comunicação e ensino seja possível ampliar as capacidades dos alunos surdos. Acreditamos que o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos a partir de um modelo didático do gênero como discutido neste trabalho traz contribuições para o desenvolvimento de capacidades de linguagem para que os alunos surdos produzam textos escritos em português de modo satisfatório. Ao longo da nossa pesquisa entendemos que o trabalho a partir de gêneros de textos pode ser um meio de alcançar melhor qualidade de ensino, ajudando aos alunos surdos a desenvolver melhor suas capacidades de linguagem, tornando-se assim participantes ativos na construção da sociedade brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Língua Portuguesa com domínio de Libraspt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoProduçãoTexto.pdfTCC865.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.