Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39271
ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-1135-4066 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais |
Título (s) alternativo (s): | Construction of magic squares and application in cryptography as educational tools |
Autor: | Oliveira, Eustáquio Morais |
Primer orientador: | Jatobá, Ariosvaldo Marques |
Primer miembro de la banca: | Silva, Leonardo de Amorim |
Segundo miembro de la banca: | Fêmina, Lígia Laís |
Resumen: | Neste projeto investiga-se a utilização dos quadrados mágicos e robótica educacional no ensino e aprendizagem da matemática como um motivador para alunos. A aplicação da robótica, mais especificamente, a criação e montagem de experiências práticas em laboratório, que permita o desenvolvimento de maneira lúdica, podem promover a interação entre conceitos e aplicações. A educação é um campo prolífero para o uso da tecnologia, tendo em vista o conjunto de possibilidades que apresenta, tornando a aprendizagem mais dinâmica e motivadora. A partir dessa constatação, os quadrados mágicos e a robótica educacional é uma proposta de aprendizagem no qual os alunos aplicam o método científico e desenvolvem habilidades, competências, a capacidade crítica, o senso de saber para contornar as dificuldades na resolução. Assim, o vigente trabalho tem como objetivo investigar o uso dos quadrados mágicos aliado a Robótica Educacional como recurso pedagógico. Destacaremos, ainda, a importância do uso da tecnologia na educação, fundamentando o trabalho nas visões de alguns autores consagrados da atualidade, definiremos historicamente o quadrado mágico e descreveremos o kit educacional 9797 da mindstorms utilizado para esse projeto. No que concerne à aquisição do conhecimento, a principal evidência da pesquisa foi a de que o trabalho pedagógico, orientado pelos pressupostos básicos descritos no referencial teórico, favoreceu efetivamente, a aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | This project investigates the use of magic squares and educational robotics in teaching and learning mathematics as a motivator for students. The application of robotics, more specifically, the creation and assembly of practical experiences in the laboratory, which allows development in a playful way, can promote interaction between concepts and applications. Education is a prolific field for the use of technology, in view of the set of possibilities it presents, making learning more dynamic and motivating. Based on this observation, magic squares and educational robotics is a learning proposal in which students apply the scientific method and develop skills, competences, critical capacity, a sense of knowledge to overcome difficulties in solving. Thus, the current work aims to investigate the use of magic squares combined with Educational Robotics as a pedagogical resource. We will also highlight the importance of the use of technology in education, basing the work on the visions of some renowned authors of the present time, we will historically define the magic square and describe the mindstorms educational kit 9797 used for this project. With regard to the acquisition of knowledge, the main evidence of the research was that the pedagogical work, guided by the basic assumptions described in the theoretical framework, effectively favored the students’ learning. |
Palabras clave: | História History Quadrado magico Magic square Criptografia Cryptography Robótica Robotics |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA |
Tema: | Matemática Robótica na educação Quadrados mágicos Criptografia de dados (Computação) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | OLIVEIRA, Eustáquio Morais. Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39271 |
Fecha de defensa: | 8-sep-2023 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConstruçãoQuadradosMágicos.pdf | Dissertação | 34.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons