Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Eustáquio Morais-
dc.date.accessioned2023-10-10T18:35:27Z-
dc.date.available2023-10-10T18:35:27Z-
dc.date.issued2023-09-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Eustáquio Morais. Construção dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionais. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39271-
dc.description.abstractThis project investigates the use of magic squares and educational robotics in teaching and learning mathematics as a motivator for students. The application of robotics, more specifically, the creation and assembly of practical experiences in the laboratory, which allows development in a playful way, can promote interaction between concepts and applications. Education is a prolific field for the use of technology, in view of the set of possibilities it presents, making learning more dynamic and motivating. Based on this observation, magic squares and educational robotics is a learning proposal in which students apply the scientific method and develop skills, competences, critical capacity, a sense of knowledge to overcome difficulties in solving. Thus, the current work aims to investigate the use of magic squares combined with Educational Robotics as a pedagogical resource. We will also highlight the importance of the use of technology in education, basing the work on the visions of some renowned authors of the present time, we will historically define the magic square and describe the mindstorms educational kit 9797 used for this project. With regard to the acquisition of knowledge, the main evidence of the research was that the pedagogical work, guided by the basic assumptions described in the theoretical framework, effectively favored the students’ learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectQuadrado magicopt_BR
dc.subjectMagic squarept_BR
dc.subjectCriptografiapt_BR
dc.subjectCryptographypt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectRoboticspt_BR
dc.titleConstrução dos quadrados mágicos e aplicação na criptografia como ferramentas educacionaispt_BR
dc.title.alternativeConstruction of magic squares and application in cryptography as educational toolspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Jatobá, Ariosvaldo Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0039779148851646pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Leonardo de Amorim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3614762538227158pt_BR
dc.contributor.referee2Fêmina, Lígia Laís-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9459669871006143pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6334605788863074pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNeste projeto investiga-se a utilização dos quadrados mágicos e robótica educacional no ensino e aprendizagem da matemática como um motivador para alunos. A aplicação da robótica, mais especificamente, a criação e montagem de experiências práticas em laboratório, que permita o desenvolvimento de maneira lúdica, podem promover a interação entre conceitos e aplicações. A educação é um campo prolífero para o uso da tecnologia, tendo em vista o conjunto de possibilidades que apresenta, tornando a aprendizagem mais dinâmica e motivadora. A partir dessa constatação, os quadrados mágicos e a robótica educacional é uma proposta de aprendizagem no qual os alunos aplicam o método científico e desenvolvem habilidades, competências, a capacidade crítica, o senso de saber para contornar as dificuldades na resolução. Assim, o vigente trabalho tem como objetivo investigar o uso dos quadrados mágicos aliado a Robótica Educacional como recurso pedagógico. Destacaremos, ainda, a importância do uso da tecnologia na educação, fundamentando o trabalho nas visões de alguns autores consagrados da atualidade, definiremos historicamente o quadrado mágico e descreveremos o kit educacional 9797 da mindstorms utilizado para esse projeto. No que concerne à aquisição do conhecimento, a principal evidência da pesquisa foi a de que o trabalho pedagógico, orientado pelos pressupostos básicos descritos no referencial teórico, favoreceu efetivamente, a aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration104pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7105pt_BR
dc.orcid.putcode144138598-
dc.crossref.doibatchid22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e-
dc.subject.autorizadoMatemática-
dc.subject.autorizadoRobótica na educação-
dc.subject.autorizadoQuadrados mágicos-
dc.subject.autorizadoCriptografia de dados (Computação)-
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConstruçãoQuadradosMágicos.pdfDissertação34.49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons