Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39267
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ensino/educação bilíngue de surdos: da legislação à realidade
Autor(es): Rodrigues, Meni Loren Pires
Primeiro orientador: Oliveira, José Carlos de
Primeiro membro da banca: Freitas, Mirella de Oliveira
Segundo membro da banca: Godoi, Eliamar
Resumo: O ensino/educação bilíngue para surdos tem avançado rapidamente nos últimos anos, levando em conta as necessidades específicas do corpo discente. A legislação tem se tornado mais abrangente em relação ao ensino/educação bilíngue para surdos, permitindo assim que a comunidade surda tenha acesso ao mesmo nível de educação que a comunidade ouvinte. A prática do ensino/educação bilingue para surdos tem evoluído junto com a legislação, professores e estabelecimentos educacionais têm cada vez mais consciência da importância de proporcionar o ensino/educação bilíngue para surdos. No entanto, ainda existe lacunas entre, o que se observa na realidade em comparação ao que prescreve a legislação. Assim, este estudo teve como objetivo geral discutir sobre a educação bilíngue como expressa na legislação brasileira e os desafios enfrentados por estudantes surdos em seu processo educacional e como objetivos específicos: i) analisar e discutir a questão da educação bilíngue presente na legislação brasileira, ii) verificar como acontece e se desenvolve, na prática, a educação dos surdos a partir de estudos bibliográficos e, iii) apresentar/discutir sugestões de como melhorar a educação de surdos a partir do levantamento bibliográfico, dos dispositivos legais e das experiências da autora da pesquisa. Como aporte metodológico, a partir de uma pesquisa bibliográfica,essa pesquisa apresenta um levantamento das questões relacionadas a educação bilíngue de surdos presentes na legislação brasileira, observando como a literatura as aborda (em publicações de artigos de periódicos, capítulos de livros e livros), e de relato de experiências da própria autora deste estudo, a partir de suas experiências educacionais e profissionais. Os resultados da pesquisa e discussão, evidenciam que apesar dos avanços na legislação, das lutas e conquistas da comunidade surda e, das tentativas, de implementação do sistema do ensino/educação para surdos não acontece na prática como prescrito na legislação. Evidenciam também a carência de profissionais bilingues e de professores surdos para atuarem juntamente com os surdos nas escolas e a ainda a necessidade um trabalho conjunto envolvendo a escola e a família e o uso de materiais didático-pedagógicos visuais adequados a cada contexto e situação de ensino e aprendizagem dos alunos surdos.
Abstract: The bilingual teaching/education for deaf people has advanced rapidly in recent years, taking into consideration the specific needs of the student body. The legislation has become more comprehensive in relation to bilingual teaching/education for the deaf, allowing the deaf community to have access to the same level of education as the hearing community. The practice of bilingual teaching/education for the deaf has evolved along with the legislation, and teachers and educational institutions are becoming more and more aware of the importance of providing bilingual teaching/education for the deaf. However, there are still gaps between what occurs in reality compared to what the legislation prescribes. Thus, the general objective of this study was to discuss the bilingual education expressed in the Brazilian legislation and the challenges faced by deaf students in their educational process, and as specific objectives this study aims: i) to analyze and discuss the matter of the bilingual education present in the Brazilian legislation, ii) to verify how the education of the deaf happens and is developed in practice, based on bibliographical studies and, iii) to present/to discuss suggestions on how to improve the education of the deaf based on the bibliographic survey, the legal provisions and the experiences of the author of this research. As methodological resources, through bibliographical research, this research presents a survey of issues related to the bilingual education for the deaf people present in Brazilian legislation, observing how literature addresses this discussion (in publications of journal articles, book chapters and books), as well as a report on the experiences of the author of this study, based on her educational and professional experiences. The results of the research and discussion show that despite advances in legislation, the struggles and achievements of the deaf community and the attempts to implement the teaching/education system for the deaf do not happen in practice as prescribed in the legislation. They also highlight the lack of bilingual professionals and deaf teachers to work with deaf people in schools, the need for schools and families to work side by side, and the use of visual teaching materials suitable for each context and teaching-learning situation of the deaf students.
Palavras-chave: Ensino bilíngue
Bilingual teaching
Legislação brasileira
Brazilian legislation
Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Brazilian Sign Language (Libras)
Português escrito
Written portuguese
Desenvolvimento de habilidades sociais
Development of social skills
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RODRIGUES, Meni Loren Pires. Ensino/educação bilíngue de surdos: da legislação à realidade. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa com Domínio em Libras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39267
Data de defesa: 11-Ago-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoEducaçãoBilíngue.pdf333.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons