Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39267
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Meni Loren Pires-
dc.date.accessioned2023-10-09T13:39:30Z-
dc.date.available2023-10-09T13:39:30Z-
dc.date.issued2023-08-11-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Meni Loren Pires. Ensino/educação bilíngue de surdos: da legislação à realidade. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa com Domínio em Libras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39267-
dc.description.abstractThe bilingual teaching/education for deaf people has advanced rapidly in recent years, taking into consideration the specific needs of the student body. The legislation has become more comprehensive in relation to bilingual teaching/education for the deaf, allowing the deaf community to have access to the same level of education as the hearing community. The practice of bilingual teaching/education for the deaf has evolved along with the legislation, and teachers and educational institutions are becoming more and more aware of the importance of providing bilingual teaching/education for the deaf. However, there are still gaps between what occurs in reality compared to what the legislation prescribes. Thus, the general objective of this study was to discuss the bilingual education expressed in the Brazilian legislation and the challenges faced by deaf students in their educational process, and as specific objectives this study aims: i) to analyze and discuss the matter of the bilingual education present in the Brazilian legislation, ii) to verify how the education of the deaf happens and is developed in practice, based on bibliographical studies and, iii) to present/to discuss suggestions on how to improve the education of the deaf based on the bibliographic survey, the legal provisions and the experiences of the author of this research. As methodological resources, through bibliographical research, this research presents a survey of issues related to the bilingual education for the deaf people present in Brazilian legislation, observing how literature addresses this discussion (in publications of journal articles, book chapters and books), as well as a report on the experiences of the author of this study, based on her educational and professional experiences. The results of the research and discussion show that despite advances in legislation, the struggles and achievements of the deaf community and the attempts to implement the teaching/education system for the deaf do not happen in practice as prescribed in the legislation. They also highlight the lack of bilingual professionals and deaf teachers to work with deaf people in schools, the need for schools and families to work side by side, and the use of visual teaching materials suitable for each context and teaching-learning situation of the deaf students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectEnsino bilínguept_BR
dc.subjectBilingual teachingpt_BR
dc.subjectLegislação brasileirapt_BR
dc.subjectBrazilian legislationpt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (Libras)pt_BR
dc.subjectBrazilian Sign Language (Libras)pt_BR
dc.subjectPortuguês escritopt_BR
dc.subjectWritten portuguesept_BR
dc.subjectDesenvolvimento de habilidades sociaispt_BR
dc.subjectDevelopment of social skillspt_BR
dc.titleEnsino/educação bilíngue de surdos: da legislação à realidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, José Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9488512592408753pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Mirella de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7083726112814657pt_BR
dc.contributor.referee2Godoi, Eliamar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5028503004915253pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO ensino/educação bilíngue para surdos tem avançado rapidamente nos últimos anos, levando em conta as necessidades específicas do corpo discente. A legislação tem se tornado mais abrangente em relação ao ensino/educação bilíngue para surdos, permitindo assim que a comunidade surda tenha acesso ao mesmo nível de educação que a comunidade ouvinte. A prática do ensino/educação bilingue para surdos tem evoluído junto com a legislação, professores e estabelecimentos educacionais têm cada vez mais consciência da importância de proporcionar o ensino/educação bilíngue para surdos. No entanto, ainda existe lacunas entre, o que se observa na realidade em comparação ao que prescreve a legislação. Assim, este estudo teve como objetivo geral discutir sobre a educação bilíngue como expressa na legislação brasileira e os desafios enfrentados por estudantes surdos em seu processo educacional e como objetivos específicos: i) analisar e discutir a questão da educação bilíngue presente na legislação brasileira, ii) verificar como acontece e se desenvolve, na prática, a educação dos surdos a partir de estudos bibliográficos e, iii) apresentar/discutir sugestões de como melhorar a educação de surdos a partir do levantamento bibliográfico, dos dispositivos legais e das experiências da autora da pesquisa. Como aporte metodológico, a partir de uma pesquisa bibliográfica,essa pesquisa apresenta um levantamento das questões relacionadas a educação bilíngue de surdos presentes na legislação brasileira, observando como a literatura as aborda (em publicações de artigos de periódicos, capítulos de livros e livros), e de relato de experiências da própria autora deste estudo, a partir de suas experiências educacionais e profissionais. Os resultados da pesquisa e discussão, evidenciam que apesar dos avanços na legislação, das lutas e conquistas da comunidade surda e, das tentativas, de implementação do sistema do ensino/educação para surdos não acontece na prática como prescrito na legislação. Evidenciam também a carência de profissionais bilingues e de professores surdos para atuarem juntamente com os surdos nas escolas e a ainda a necessidade um trabalho conjunto envolvendo a escola e a família e o uso de materiais didático-pedagógicos visuais adequados a cada contexto e situação de ensino e aprendizagem dos alunos surdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Língua Portuguesa com domínio de Libraspt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoEducaçãoBilíngue.pdf333.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons