Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39247
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1079-2737
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O Sensível e o (in)visível: A distribuição diferencial de visibilidade entre artistas dissidentes de gênero e sexualidade
Título(s) alternativo(s): Sensible and (in)visible: Differential distribution of visibility among gender and sexuality dissident artists
Autor(es): Moreira, Hígor Kleizer de Oliveira
Primeiro orientador: Vannuchi, Maria Lúcia
Primeiro membro da banca: Souza, Márcio Ferreira de
Segundo membro da banca: Balieiro, Fernando de Figueiredo
Terceiro membro da banca: Rossi, Túlio Cunha
Quarto membro da banca: Santos, Ludmila Helena Rodrigues dos
Resumo: O objetivo desta pesquisa é discutir os regimes de visibilidades aos quais as produções musicais brasileiras de artistas dissidentes de gênero e sexualidade (2015-2021) estão submetidas. Nossa análise atém-se especialmente nas possíveis relações que se estabelecem entre os elementos sensíveis que constituem essas artes e suas visibilidades possíveis. A hipótese com a qual trabalhamos é de que existe uma distribuição diferencial da possibilidade de se estar visível que opera esteticamente autorizando ou negando a qualidade artística, o interesse público e as formas de ver e ouvir determinadas produções a partir de uma matriz de inteligibilidade que reduz a multiplicidade transviada a um padrão que lhe é próprio, mas que reflete características cis-heteronormativas. Como quadro teórico, apoiamo-nos em contribuições pós-estruturalistas que dialogam com as perspectivas queer de estudos de gênero e sexualidade, incluindo Judith Butler, Teresa de Lauretis, Paul Preciado, Michel Foucault e Jacques Rancière.
Abstract: This research aims to discuss the regimes of visibility to which Brazilian music productions by gender and sexuality dissent artists (2015-2021) are subjected. Our analysis particularly focuses on the possible relationships established between the sensible elements that constitute these arts and their potential visibilities. The hypothesis we work with is that there is a differential distribution of the possibility of being visible that operates aesthetically, authorizing or denying artistic quality, public interest, and the ways of seeing and hearing certain productions from a matrix of intelligibility that reduces the diverse to a pattern of its own, reflecting cis-heteronormative characteristics. As a theoretical framework, we draw on post-structuralist contributions that engage with queer perspectives in gender and sexuality studies, including Judith Butler, Teresa de Lauretis, Paul Preciado, Michel Foucault, and Jacques Rancière.
Palavras-chave: Dissidências sexuais e de gênero
Sexual and gender dissidences
Produção musical brasileira
Brazilian music production
Visibilidades e sensibilidades
Visibilities and sensibilities
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Sociologia
Estudos musicais
Arte e música
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Referência: MOREIRA, Hígor Kleizer de Oliveira. O Sensível e o (in)visível: A distribuição diferencial de visibilidade entre artistas dissidentes de gênero e sexualidade. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.318.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.318
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39247
Data de defesa: 2-Ago-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SensívelInvisívelDistribuição.pdfDissertação2.78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons