Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39247
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMoreira, Hígor Kleizer de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-10-02T18:25:36Z-
dc.date.available2023-10-02T18:25:36Z-
dc.date.issued2023-08-02-
dc.identifier.citationMOREIRA, Hígor Kleizer de Oliveira. O Sensível e o (in)visível: A distribuição diferencial de visibilidade entre artistas dissidentes de gênero e sexualidade. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.318.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39247-
dc.description.abstractThis research aims to discuss the regimes of visibility to which Brazilian music productions by gender and sexuality dissent artists (2015-2021) are subjected. Our analysis particularly focuses on the possible relationships established between the sensible elements that constitute these arts and their potential visibilities. The hypothesis we work with is that there is a differential distribution of the possibility of being visible that operates aesthetically, authorizing or denying artistic quality, public interest, and the ways of seeing and hearing certain productions from a matrix of intelligibility that reduces the diverse to a pattern of its own, reflecting cis-heteronormative characteristics. As a theoretical framework, we draw on post-structuralist contributions that engage with queer perspectives in gender and sexuality studies, including Judith Butler, Teresa de Lauretis, Paul Preciado, Michel Foucault, and Jacques Rancière.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDissidências sexuais e de gêneropt_BR
dc.subjectSexual and gender dissidencespt_BR
dc.subjectProdução musical brasileirapt_BR
dc.subjectBrazilian music productionpt_BR
dc.subjectVisibilidades e sensibilidadespt_BR
dc.subjectVisibilities and sensibilitiespt_BR
dc.titleO Sensível e o (in)visível: A distribuição diferencial de visibilidade entre artistas dissidentes de gênero e sexualidadept_BR
dc.title.alternativeSensible and (in)visible: Differential distribution of visibility among gender and sexuality dissident artistspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vannuchi, Maria Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1297477251961052pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Márcio Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9542644571652868pt_BR
dc.contributor.referee2Balieiro, Fernando de Figueiredo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1754073430664136pt_BR
dc.contributor.referee3Rossi, Túlio Cunha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613511226473853pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Ludmila Helena Rodrigues dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9737960663914680pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7538191432991190pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é discutir os regimes de visibilidades aos quais as produções musicais brasileiras de artistas dissidentes de gênero e sexualidade (2015-2021) estão submetidas. Nossa análise atém-se especialmente nas possíveis relações que se estabelecem entre os elementos sensíveis que constituem essas artes e suas visibilidades possíveis. A hipótese com a qual trabalhamos é de que existe uma distribuição diferencial da possibilidade de se estar visível que opera esteticamente autorizando ou negando a qualidade artística, o interesse público e as formas de ver e ouvir determinadas produções a partir de uma matriz de inteligibilidade que reduz a multiplicidade transviada a um padrão que lhe é próprio, mas que reflete características cis-heteronormativas. Como quadro teórico, apoiamo-nos em contribuições pós-estruturalistas que dialogam com as perspectivas queer de estudos de gênero e sexualidade, incluindo Judith Butler, Teresa de Lauretis, Paul Preciado, Michel Foucault e Jacques Rancière.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration133pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.318pt_BR
dc.orcid.putcode143442963-
dc.crossref.doibatchidf52929ae-db87-49de-a16b-cecc68687bb8-
dc.subject.autorizadoSociologiapt_BR
dc.subject.autorizadoEstudos musicaispt_BR
dc.subject.autorizadoArte e músicapt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SensívelInvisívelDistribuição.pdfDissertação2.78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons