Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39226
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação financeira no ambiente acadêmico: quais fatores importam?
Título(s) alternativo(s): Financial education in the academic environment: what factors matter?
Autor(es): Gonçalves, Natália Cristina Moreira
Primeiro orientador: Almeida, Neirilaine Silva de
Resumo: A educação financeira de crianças e adolescentes é essencial para uma boa gestão das finanças, ela traz conhecimentos sobre dinheiro e produtos financeiros, permitindo que os indivíduos desenvolvam competências necessárias para tomarem decisões conscientes que influenciam tanto na qualidade de vida quanto na economia do país. Porém, sabe-se que a inserção da educação financeira em escolas e universidades ainda não é tão presente quanto deveria e, por isso, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma pesquisa exploratória de análise bibliométrica em artigos de revistas do ramo de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo e que tem qualificação Quali Capes entre A2, B1 e B2, nos últimos 9 anos. Quanto a abordagem do problema, esta pesquisa é qualitativa afim de identificar os fatores que podem influenciar no nível de educação financeira dos jovens. No trabalho foi possível perceber que nas regiões sul e sudeste, o tema educação financeira é mais presente e que, a partir de 2018 o tema vem sendo mais comentado, porém, ainda sim é pouco falado e dado com a importância devida.
Abstract: The financial education of children and adolescents is essential for good financial management, it brings knowledge about money and financial products, allowing individuals to develop the necessary skills to make informed decisions that influence both the quality of life and the country's economy. However, it is known that the insertion of financial education in schools and universities is still not as present as it should be and, therefore, the present work aims to carry out an exploratory research of bibliographical analysis in articles of magazines of the field of Public Administration and of Business, Accounting and Tourism and who have Quali Capes qualification between A2, B1 and B2, in the last 9 years. As for the approach to the problem, this research is qualitative to identify the factors that can influence the level of financial education of young people. In the work, it was possible to perceive that in the south and southeast regions, the financial education theme is more present and that, from 2018, the theme has been more commented on, however, it is still little spoken and given due importance.
Palavras-chave: Educação financeira
Finanças
Revistas acadêmicas
Educação de jovens
Financial education
Finance
Academic journals
Youth education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GONÇALVES, Natália Cristina Moreira. Educação Financeira no Ambiente Acadêmico: quais Fatores Importam? 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39226
Data de defesa: 26-Abr-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducaçãoFinanceiraAmbiente.pdfTCC459.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons