Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39222
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Um caminho para motivação de estudos de conteúdos matemáticos |
Título(s) alternativo(s): | A path for motivation of studies of mathematics contents |
Autor(es): | Sobreira, Tiago Leitão |
Primeiro orientador: | Bertoloto, Fábio José |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Danilo Elias de |
Segundo membro da banca: | Peixoto, Rafael |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é estudar e apresentar métodos ou inspirações que poderiam responder a pergunta corriqueira feita por estudantes de matemática: "...mas, para que vou usar isso!?". Muitos alunos utilizam desta pergunta e, da falta de uma resposta satisfatória para ela, como motivo para descaso ou desinteresse do estudo de matemática. Buscamos, então, tentativas de amenizar, ou nos melhores casos, evitar esta situação. A finalidade é despertar a curiosidade de alunos e professores que acessem este conteúdo, além de apontar usos da matemática e formas de apresentá-los a outras pessoas com o intuito de incentivar seu estudo. |
Abstract: | This dissertation have as objective to study and present methods or inspirations that could answer the question "̇..but in which case would I use it?". Many students use this doubt and the lack of a satisfactory answer for it as a reason to overlook or to get desinterested in math study. We seek then, attempts to ease or in best case scenario, avoid this situation. The finality is to arouse curiosity in some of the students and teachers who access this content, besides that, we aim to point out uses of math in ways to present them to others with the intention of encourage its study. |
Palavras-chave: | Atividades em sala de aula Ensino fundamental Ensino médio Modelagem Matemática Motivações de estudo Classroom activities Elementary School High School Mathematical Modeling Studying Motivations Matemática |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Assunto: | Matemática Atividades criativas na sala de aula Matemática - Estudo e ensino Motivação na educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional) |
Referência: | SOBREIRA, Tiago Leitão. Um caminho para motivação de destudos de conceitos matemáticos. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.444. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.444 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39222 |
Data de defesa: | 9-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CaminhoMotivaçãoEstudos.pdf | Dissertação | 8.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons