Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39222
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Um caminho para motivação de estudos de conteúdos matemáticos
Título(s) alternativo(s): A path for motivation of studies of mathematics contents
Autor(es): Sobreira, Tiago Leitão
Primeiro orientador: Bertoloto, Fábio José
Primeiro membro da banca: Oliveira, Danilo Elias de
Segundo membro da banca: Peixoto, Rafael
Resumo: O objetivo desta dissertação é estudar e apresentar métodos ou inspirações que poderiam responder a pergunta corriqueira feita por estudantes de matemática: "...mas, para que vou usar isso!?". Muitos alunos utilizam desta pergunta e, da falta de uma resposta satisfatória para ela, como motivo para descaso ou desinteresse do estudo de matemática. Buscamos, então, tentativas de amenizar, ou nos melhores casos, evitar esta situação. A finalidade é despertar a curiosidade de alunos e professores que acessem este conteúdo, além de apontar usos da matemática e formas de apresentá-los a outras pessoas com o intuito de incentivar seu estudo.
Abstract: This dissertation have as objective to study and present methods or inspirations that could answer the question "̇..but in which case would I use it?". Many students use this doubt and the lack of a satisfactory answer for it as a reason to overlook or to get desinterested in math study. We seek then, attempts to ease or in best case scenario, avoid this situation. The finality is to arouse curiosity in some of the students and teachers who access this content, besides that, we aim to point out uses of math in ways to present them to others with the intention of encourage its study.
Palavras-chave: Atividades em sala de aula
Ensino fundamental
Ensino médio
Modelagem Matemática
Motivações de estudo
Classroom activities
Elementary School
High School
Mathematical Modeling
Studying Motivations
Matemática
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Assunto: Matemática
Atividades criativas na sala de aula
Matemática - Estudo e ensino
Motivação na educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: SOBREIRA, Tiago Leitão. Um caminho para motivação de destudos de conceitos matemáticos. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.444.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.444
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39222
Data de defesa: 9-Ago-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaminhoMotivaçãoEstudos.pdfDissertação8.87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons