Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39195
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-8924-3122
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: “O Barqueiro” : um estudo da dramaturgia do ator solo e suas conexões
Título(s) alternativo(s): “The Boatman”: A Study of the Solo Actor’s Dramaturgy and its Connections
Autor(es): Cortes Júnior, Mário Lúcio
Primeiro orientador: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Primeiro membro da banca: Aleixo, Fernando Manoel
Segundo membro da banca: Okamoto, Eduardo Okamoto
Resumo: A presente dissertação de mestrado busca jogar luz na dramaturgia do ator com o foco no espetáculo solo “O Barqueiro”. Este trabalho de criação envolveu um mergulho na vivência de um ator solo criador, diante do desafio de levar ao público um espetáculo revelado desde os atravessamentos poéticos e práticos até os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. O que resultou em estudos das similaridades nos trabalhos realizados por Júlio Adrião em “A Descoberta das Américas” e Vinícius Piedade em “Cárcere”, hoje referências no Brasil deste tipo de espetáculo. A estas influências somaram-se a participação da plateia, nos ensaios e nas apresentações, para a construção de um espetáculo único a partir da obra “O Conto da Ilha Desconhecida” do escritor português José Saramago, em que narra a história de um filho que busca reconhecer o pai desaparecido como um herói dos mares. A opção pelo espetáculo solo abriu um horizonte que possibilitou ao ator ampliar as suas vivências e conhecimentos atorais, sem dispensar a participação coletiva presente e incorporada durante o processo no espetáculo, em cartaz desde 2016. A pesquisa resultou na importância do processo autônomo do ator, a partir do seu universo e suas possibilidades, em se criar uma obra por meio da própria inventividade, dos atravessamentos e somatórios do arcabouço teórico.
Abstract: This dissertation aims at discussing the actor`s dramaturgy, having the play “O Barqueiro” as its main object of analysis. The process of its construction involved a deep diving into the very actor’s performance as acting solo, facing the challenge to present to the public a play revealed since its poetic and practice crossings, as to the knowledge acquired in the actor’s own formation. Such a process has resulted in the study of its similarities to the works of two other theatre actors: Julio Adrião in “A Descoberta das Américas”, and Vinícius Piedade in “Cárcere”; both references to this genre of presentation. To this experience there have been the contributions of the public, in either rehearsal or presentations, to the construction of a sole spectacle based on José Saramago’s novel “O Conto da Ilha Desconhecida”, where he tells the story of a son trying to recognize his missing father as a hero of the seas. The option for a solo performance has offered a perspective which allowed the actor to expand his experiences and own acknowledgements in connection with the present audience, embodied to the production which is has been on the road since 2016. The research resulted in the importance of the actor’s autonomy, from the actor’s own universe perspective, and its possibilities in creating an artistic work of its own: as to say, experiences and theory altogether.
Palavras-chave: Ator solo criador
Dramaturgia do ator
Espetáculo solo
Narrativa física solo
Creating solo actor
Actor’s dramaturgy
Solo performance
Solo physical narrative
Artes cênicas
Universidade Federal de Uberlândia
Programa de PósGraduação em Artes Cênicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Assunto: Artes cênicas
Arte interativa
Atores
Teatro (Literatura) - Técnica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: CÔRTES JÚNIOR, Mário Lúcio. “O Barqueiro” : um estudo da dramaturgia do ator solo e suas conexões . 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7103
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7103
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39195
Data de defesa: 15-Dez-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barqueiroestudodramaturgia.pdfDissertação9.12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.