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dc.creatorCortes Júnior, Mário Lúcio-
dc.date.accessioned2023-09-25T19:44:22Z-
dc.date.available2023-09-25T19:44:22Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationCÔRTES JÚNIOR, Mário Lúcio. “O Barqueiro” : um estudo da dramaturgia do ator solo e suas conexões . 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7103pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39195-
dc.description.abstractThis dissertation aims at discussing the actor`s dramaturgy, having the play “O Barqueiro” as its main object of analysis. The process of its construction involved a deep diving into the very actor’s performance as acting solo, facing the challenge to present to the public a play revealed since its poetic and practice crossings, as to the knowledge acquired in the actor’s own formation. Such a process has resulted in the study of its similarities to the works of two other theatre actors: Julio Adrião in “A Descoberta das Américas”, and Vinícius Piedade in “Cárcere”; both references to this genre of presentation. To this experience there have been the contributions of the public, in either rehearsal or presentations, to the construction of a sole spectacle based on José Saramago’s novel “O Conto da Ilha Desconhecida”, where he tells the story of a son trying to recognize his missing father as a hero of the seas. The option for a solo performance has offered a perspective which allowed the actor to expand his experiences and own acknowledgements in connection with the present audience, embodied to the production which is has been on the road since 2016. The research resulted in the importance of the actor’s autonomy, from the actor’s own universe perspective, and its possibilities in creating an artistic work of its own: as to say, experiences and theory altogether.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtor solo criadorpt_BR
dc.subjectDramaturgia do atorpt_BR
dc.subjectEspetáculo solopt_BR
dc.subjectNarrativa física solopt_BR
dc.subjectCreating solo actorpt_BR
dc.subjectActor’s dramaturgypt_BR
dc.subjectSolo performancept_BR
dc.subjectSolo physical narrativept_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.subjectPrograma de PósGraduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.title“O Barqueiro” : um estudo da dramaturgia do ator solo e suas conexõespt_BR
dc.title.alternative“The Boatman”: A Study of the Solo Actor’s Dramaturgy and its Connectionspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358pt_BR
dc.contributor.referee1Aleixo, Fernando Manoel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1741102508969302pt_BR
dc.contributor.referee2Okamoto, Eduardo Okamoto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6993340849472839pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4904792237394797pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado busca jogar luz na dramaturgia do ator com o foco no espetáculo solo “O Barqueiro”. Este trabalho de criação envolveu um mergulho na vivência de um ator solo criador, diante do desafio de levar ao público um espetáculo revelado desde os atravessamentos poéticos e práticos até os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. O que resultou em estudos das similaridades nos trabalhos realizados por Júlio Adrião em “A Descoberta das Américas” e Vinícius Piedade em “Cárcere”, hoje referências no Brasil deste tipo de espetáculo. A estas influências somaram-se a participação da plateia, nos ensaios e nas apresentações, para a construção de um espetáculo único a partir da obra “O Conto da Ilha Desconhecida” do escritor português José Saramago, em que narra a história de um filho que busca reconhecer o pai desaparecido como um herói dos mares. A opção pelo espetáculo solo abriu um horizonte que possibilitou ao ator ampliar as suas vivências e conhecimentos atorais, sem dispensar a participação coletiva presente e incorporada durante o processo no espetáculo, em cartaz desde 2016. A pesquisa resultou na importância do processo autônomo do ator, a partir do seu universo e suas possibilidades, em se criar uma obra por meio da própria inventividade, dos atravessamentos e somatórios do arcabouço teórico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration141pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7103pt_BR
dc.orcid.putcode143017087-
dc.crossref.doibatchidfb997636-5f96-4711-a1f0-18ea03f84be8-
dc.subject.autorizadoArtes cênicaspt_BR
dc.subject.autorizadoArte interativapt_BR
dc.subject.autorizadoAtorespt_BR
dc.subject.autorizadoTeatro (Literatura) - Técnicapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

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