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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39172
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-9159-7731 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A (re)escrita de textos nas aulas de Língua Portuguesa durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE): perspectivas docentes |
Autor(es): | Aguiar, Augusto Moreira |
Primeiro orientador: | Mesquita, Elisete Maria de Carvalho |
Primeiro membro da banca: | Lima, Maria Cecília de |
Segundo membro da banca: | Teixeira, Madalena |
Resumo: | Os anos de 2020 e 2021 foram atípicos em todos os sentidos. Assolado pela pandemia de Corona Vírus (Covid-19), tivemos que nos adaptar a ficarmos dentro de nossas casas. Esse cenário causou transformações repentinas no sistema educacional, que passou a funcionar de forma remota. Tendo em vista que a aquisição e o aprimoramento da escrita é uma das principais responsabilidades sociais da escola, o presente trabalho de conclusão de curso objetiva discutir, a partir de relatos de docentes que atuaram nesse contexto e de uma perspectiva bakhtiniana de linguagem como discurso, a percepção dos/das docentes acerca do trabalho com a escrita feito a distância. Para tal, nos embasaremos nos conceitos sobre a escrita de Fiad e Mayrink-Sabinson (2001), que afirmam que a escrita não é apenas uma repetição informações, mas um trabalho linguístico de produção de sentido; e Possenti (2005), que considera a reescrita uma poderosa ferramenta no aprimoramento da escrita, podendo não só “corrigir” o texto, mas também ampliá-lo ou adaptá-lo a diferentes contextos sociais. |
Abstract: | The years of 2020 and 2021 were atypical in every way. Ravaged by the Coronavirus (Covid- 19) pandemic, we had to adapt into staying inside our homes. This scenario caused sudden transformations in the educational system, that started operating remotely. Keeping in sight the fact that the acquisition and the development of writing is one of the main social responsibilities of the schools, this graduation project intends to discuss, based on the narratives of teachers who worked in this context and in Bakhtin’s perspective of language as speech, the perceptions of teachers regarding the work concerning the writing skills of students done in a distance. To do so, we take base in Fiad & Mayrink-Sabinson (2001)’s concepts regarding writing, which tell us that to write is not to merely repeat information, but is a linguistic work of creating new meanings; and Possenti (2005), who considers rewriting a powerful tool in the development of writing, allowing the author to not just “correct” the text, but also to widen its reach or adapt it to different social contexts. |
Palavras-chave: | Ensino Língua portuguesa (Re)escrita Percepções dos professores Pandemia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | AGUIAR, Augusto Moreira. A (re)escrita de textos nas aulas de Língua Portuguesa durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE): perspectivas docentes. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39172 |
Data de defesa: | 11-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa |
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