Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39172
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAguiar, Augusto Moreira-
dc.date.accessioned2023-09-21T15:09:37Z-
dc.date.available2023-09-21T15:09:37Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.citationAGUIAR, Augusto Moreira. A (re)escrita de textos nas aulas de Língua Portuguesa durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE): perspectivas docentes. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39172-
dc.description.abstractThe years of 2020 and 2021 were atypical in every way. Ravaged by the Coronavirus (Covid- 19) pandemic, we had to adapt into staying inside our homes. This scenario caused sudden transformations in the educational system, that started operating remotely. Keeping in sight the fact that the acquisition and the development of writing is one of the main social responsibilities of the schools, this graduation project intends to discuss, based on the narratives of teachers who worked in this context and in Bakhtin’s perspective of language as speech, the perceptions of teachers regarding the work concerning the writing skills of students done in a distance. To do so, we take base in Fiad & Mayrink-Sabinson (2001)’s concepts regarding writing, which tell us that to write is not to merely repeat information, but is a linguistic work of creating new meanings; and Possenti (2005), who considers rewriting a powerful tool in the development of writing, allowing the author to not just “correct” the text, but also to widen its reach or adapt it to different social contexts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subject(Re)escritapt_BR
dc.subjectPercepções dos professorespt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleA (re)escrita de textos nas aulas de Língua Portuguesa durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE): perspectivas docentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mesquita, Elisete Maria de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6267543060230536pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Maria Cecília de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9906648091045845pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Madalena-
dc.contributor.referee2Latteshttps://orcid.org/0000-0003-1064-3790pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs anos de 2020 e 2021 foram atípicos em todos os sentidos. Assolado pela pandemia de Corona Vírus (Covid-19), tivemos que nos adaptar a ficarmos dentro de nossas casas. Esse cenário causou transformações repentinas no sistema educacional, que passou a funcionar de forma remota. Tendo em vista que a aquisição e o aprimoramento da escrita é uma das principais responsabilidades sociais da escola, o presente trabalho de conclusão de curso objetiva discutir, a partir de relatos de docentes que atuaram nesse contexto e de uma perspectiva bakhtiniana de linguagem como discurso, a percepção dos/das docentes acerca do trabalho com a escrita feito a distância. Para tal, nos embasaremos nos conceitos sobre a escrita de Fiad e Mayrink-Sabinson (2001), que afirmam que a escrita não é apenas uma repetição informações, mas um trabalho linguístico de produção de sentido; e Possenti (2005), que considera a reescrita uma poderosa ferramenta no aprimoramento da escrita, podendo não só “corrigir” o texto, mas também ampliá-lo ou adaptá-lo a diferentes contextos sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Português e Literaturas de Língua Portuguesapt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode142816822-
Appears in Collections:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReescritaTextosAulas.pdf3.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons