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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3016-1513
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Um jogo sério de bocha em ambiente de realidade virtual para tratamento não farmacológico de pacientes com doença de Parkinson
Título (s) alternativo (s): A serious game of bocce in a virtual reality environment for non-pharmacological treatment of patients with Parkinson's disease
Autor: Carneiro, José Antonio Serra
Primer orientador: Lamounier Júnior, Edgard Afonso
Primer miembro de la banca: Nogueira, Kenedy Lopes
Segundo miembro de la banca: Silveira, Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da
Resumen: A Doença de Parkinson (DP) afeta, principalmente, pessoas acima de 60 anos, comprometendo a capacidade física e cognitiva desses indivíduos. Tratando-se de doença neurodegenerativa progressiva, sem causa determinada e cujos tratamentosatuais têm caráter paliativo. Entretanto, estudos mostram que tratar os sintomas e adotar protocolos para retardar o avanço da doença podem ajudar na qualidade de vida dos pacientes. Os tratamentos não farmacológicos, através da fisioterapia e prática de exercícios, podem auxiliar no tratamento físico, cognitivo e inserção social de pessoas com DP. Recentemente, tem-se observado um grande interesse pelo uso de tecnologias alternativas, como jogos sérios e Realidade Virtual (RV), para a reabilitação e acompanhamento da DP. Porém, elementos importantes no tratamento da DP, tais como bradicinesia (lentidão de movimentos), rigidez muscular, força e equilíbrio, não foram encontrados simultaneamente em sistemas estudados. Acredita-se que a inclusão destes podem trazer um grande impulso para o tratamento não farmacológico da DP. Assim, este trabalho apresenta uma aplicação de jogos sérios em ambiente de Realidade Virtual (RV) para o suporte a estes elementos. Para tanto, o jogo sério de Bocha foi considerado um estudo de caso para o tratamento desses pacientes. Além de colaborar com o trabalho de reabilitação, o jogo sério aqui proposto apoia o profissional responsável pelo acompanhamento da evolução do paciente. O sistema foi avaliado por profissionais especialistas no diagnóstico e tratamento de pacientes com DP, por meio de uma apresentação audiovisual da aplicação, seguido da aplicação de um questionário avaliativo, cuja compilação e análise referendou a relevância e aplicabilidade do jogo proposto. Portanto, o projeto contribui no tratamento não farmacológico da DP, no que diz respeito a bradicinesia, rigidez, força e equilíbrio, e postula a integração de avaliações quantitativas em jogos sérios em ambiente RV como abordagem altamente promissora para o tratamento não farmacológico da DP.
Abstract: Parkinson's disease (PD) mainly af ects people over 60 years old, compromising the physical and cognitive capacity of these individuals. In the case of a progressive neurodegenerative disease, with no determined cause and whose current treatments are palliative. However, studies show that treating the symptoms and adopting protocols to delay the progression of the disease can improve the quality of life of patients. Non-pharmacological treatments, through physiotherapy and exercise, can help in the physical and cognitive treatment and social insertion of people with PD. Recently, there has been a great interest in the use of alternative technologies, such as serious games and Virtual Reality (VR), for the rehabilitation and monitoring of PD. However, important elements in the treatment of PD, such as bradykinesia (slowness of movement), muscle stif ness, strength and balance, were not found simultaneously in the studied systems. It is believed that the inclusion of these can bring a great boost to the non-pharmacological treatment of PD. Thus, this work presents an application of serious games in a Virtual Reality (VR) environment to support these elements. Therefore, the serious game of bocce was considered a case study for the treatment of these patients. In addition to collaborating with the rehabilitation work, the serious game proposed here supports the professional responsible for monitoring the patient's evolution. The system was evaluated by professionals specialized in the diagnosis and treatment of patients with PD, through an audiovisual presentation of the application, followed by the application of an evaluation questionnaire, whose compilation and analysis confirmed the relevance and applicability of the proposed game. Therefore, the project contributes to the non- pharmacological treatment of PD, with regard to bradykinesia, stif ness, strength and balance, and postulates the integration of quantitative assessments in serious games in a VR environment as a highly promising approach for the non-pharmacological treatment of PD
Palabras clave: Realidade Virtual
Doença de ParKinson
Serious Game
Reabilitação Motora
Virtual Reality
Parkinson's Disease
Serious Game
Motor Rehabilitation
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Tema: Engenharia elétrica
Bocha (Jogo) - Tratamento
Parkinson, Doença de - Tratamento
Jogos para computador - Tratamento
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Cita: CARNEIRO, José Antonio Serra. Um jogo sério de bocha em ambiente de realidade virtual para tratamento não farmacológico de pacientes com doença de Parkinson. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.510
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.510
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39129
Fecha de defensa: 30-ago-2023
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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