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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39126
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Uma proposta de sequência didática para a conceitualização do tempo |
Título (s) alternativo (s): | A didactic sequence proposal for the conceptualization of time |
Autor: | Santos, Ronaldo Alves dos |
Primer orientador: | Coimbra, Débora |
Primer miembro de la banca: | Souza, Paulo Vitor Teodoro |
Segundo miembro de la banca: | Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta |
Tercer miembro de la banca: | Carvalho Júnior, Gabriel Dias |
Resumen: | Neste trabalho, propusemos e validamos uma sequência didática (SD) sobre o tema Tempos e Calendários, o qual incluiu atividades experimentais, estudos dirigidos de textos, exposições dialogadas, exibição e análise de vídeos e documentários. Sabendo que a conceitualização é o âmago do desenvolvimento cognitivo, a pesquisa buscou mobilizar atividades para identificar elementos que caracterizavam o conceito tempo como integrante do campo conceitual clássico. Partes das atividades da SD foi desenvolvida de acordo com as fases da Teoria das Situações Didáticas, as quais também figuram como unidades de análise, e a Teoria dos Campos Conceituais. Foi realizada uma análise a priori e uma posteriori. A sequência foi realizada em uma escola pública com estudantes do 7º ano, com cinco encontros: análise da música Tempos Modernos, construção de um Gnômon, representação por meio de desenhos do fluxo de escoamento de uma ampulheta artesanal; atividades experimentais na quadra poliesportiva, para definir a relação entre tempo, distância e velocidade; estudo dirigido de história em quadrinhos produzida pelo próprio pesquisador e desenvolvimento de uma relação matemática para definir o dia da semana de um determinado evento (calendários gregoriano e juliano), as quais serviram para desencadear os processos de conceitualização do tempo. A produção dos dados obtidos foi sustentada nas evidências, buscando os critérios de relevância, suficiência e veracidade para sua análise. Este trabalho evidenciou a necessidade de o professor redefinir aspectos que até então eram considerados imutáveis em sua própria prática, aprofundando a reflexão na e sobre a ação, em questões que aparentemente já estariam prontas, consagradas pela prática, de acordo com os conteúdos escolares e suas próprias crenças. Os produtos deste mestrado profissional foram consolidados na História em Quadrinhos: “Mister Kronos em: A Criação dos Calendários” e a sequência didática no caderno “Conceitualizando o Tempo”. |
Abstract: | In this work, we analyze a Teaching Sequence about Times and Calendars, which included experimental activities, text studies, dialogued explanations, videos exhibition and analysis of videos. Conceptualization is essential in cognitive development, the research sought to mobilize activities to identify elements that characterized the concept of time as part of the classical conceptual field, and as an organizing scheme of the subject's actions.. The Teaching Sequence was developed according to Theory of Didactic Situations phases, which also appear as analysis’ units, and Conceptual Fields Theory, formatting applied situations. An a priori and a posteriori analysis was performed. The sequence was carried out in a public school with 7th grade students, there were five meetings with the following situations: music lyrics analysis; construction of a Gnomon, drawnings representation of the flow of a handmade hourglass; experimental activities on the multi-sport court to define the relationship between time, distance and speed; comic book produced by the researcher himself; and mathematical relationship study to define the day of week of a given event (Gregorian and Julian calendars), which served to trigger the processes of conceptualization of time. The production of the data obtained was supported by the evidence, seeking the criteria of relevance, sufficiency and veracity for its analysis. At the work end, it became clear that the teacher needed to think about aspects that until then he had considered immutable in his own practice, deepening the reflection on and after the action, in questions that apparently would already be ready, practice sacred, according to school contents. and his own beliefs. |
Palabras clave: | conceitualização de tempo reflexão na e sobre a ação Teoria dos Campos Conceituais time conceptualization reflection on and after action Conceptual Fields Theory |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Tema: | Ciências - Estudo e ensino Cronologia - Estudo e ensino Estudo do tempo Histórias em quadrinhos na educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Administração |
Cita: | SANTOS, Ronaldo Alves dos. Uma proposta de sequência didática para a conceitualização do tempo. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8030. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8030 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39126 |
Fecha de defensa: | 25-oct-2022 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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PropostaSequênciaDidática.pdf | Dissertação | 4.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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