Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39126
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Ronaldo Alves dos-
dc.date.accessioned2023-09-18T21:15:54Z-
dc.date.available2023-09-18T21:15:54Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Ronaldo Alves dos. Uma proposta de sequência didática para a conceitualização do tempo. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8030.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39126-
dc.description.abstractIn this work, we analyze a Teaching Sequence about Times and Calendars, which included experimental activities, text studies, dialogued explanations, videos exhibition and analysis of videos. Conceptualization is essential in cognitive development, the research sought to mobilize activities to identify elements that characterized the concept of time as part of the classical conceptual field, and as an organizing scheme of the subject's actions.. The Teaching Sequence was developed according to Theory of Didactic Situations phases, which also appear as analysis’ units, and Conceptual Fields Theory, formatting applied situations. An a priori and a posteriori analysis was performed. The sequence was carried out in a public school with 7th grade students, there were five meetings with the following situations: music lyrics analysis; construction of a Gnomon, drawnings representation of the flow of a handmade hourglass; experimental activities on the multi-sport court to define the relationship between time, distance and speed; comic book produced by the researcher himself; and mathematical relationship study to define the day of week of a given event (Gregorian and Julian calendars), which served to trigger the processes of conceptualization of time. The production of the data obtained was supported by the evidence, seeking the criteria of relevance, sufficiency and veracity for its analysis. At the work end, it became clear that the teacher needed to think about aspects that until then he had considered immutable in his own practice, deepening the reflection on and after the action, in questions that apparently would already be ready, practice sacred, according to school contents. and his own beliefs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectconceitualização de tempopt_BR
dc.subjectreflexão na e sobre a açãopt_BR
dc.subjectTeoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.subjecttime conceptualizationpt_BR
dc.subjectreflection on and after actionpt_BR
dc.subjectConceptual Fields Theorypt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática para a conceitualização do tempopt_BR
dc.title.alternativeA didactic sequence proposal for the conceptualization of timept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Coimbra, Débora-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1842712024021897pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Paulo Vitor Teodoro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903pt_BR
dc.contributor.referee2Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037654075125918pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho Júnior, Gabriel Dias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082825497755276pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6617091841611421pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, propusemos e validamos uma sequência didática (SD) sobre o tema Tempos e Calendários, o qual incluiu atividades experimentais, estudos dirigidos de textos, exposições dialogadas, exibição e análise de vídeos e documentários. Sabendo que a conceitualização é o âmago do desenvolvimento cognitivo, a pesquisa buscou mobilizar atividades para identificar elementos que caracterizavam o conceito tempo como integrante do campo conceitual clássico. Partes das atividades da SD foi desenvolvida de acordo com as fases da Teoria das Situações Didáticas, as quais também figuram como unidades de análise, e a Teoria dos Campos Conceituais. Foi realizada uma análise a priori e uma posteriori. A sequência foi realizada em uma escola pública com estudantes do 7º ano, com cinco encontros: análise da música Tempos Modernos, construção de um Gnômon, representação por meio de desenhos do fluxo de escoamento de uma ampulheta artesanal; atividades experimentais na quadra poliesportiva, para definir a relação entre tempo, distância e velocidade; estudo dirigido de história em quadrinhos produzida pelo próprio pesquisador e desenvolvimento de uma relação matemática para definir o dia da semana de um determinado evento (calendários gregoriano e juliano), as quais serviram para desencadear os processos de conceitualização do tempo. A produção dos dados obtidos foi sustentada nas evidências, buscando os critérios de relevância, suficiência e veracidade para sua análise. Este trabalho evidenciou a necessidade de o professor redefinir aspectos que até então eram considerados imutáveis em sua própria prática, aprofundando a reflexão na e sobre a ação, em questões que aparentemente já estariam prontas, consagradas pela prática, de acordo com os conteúdos escolares e suas próprias crenças. Os produtos deste mestrado profissional foram consolidados na História em Quadrinhos: “Mister Kronos em: A Criação dos Calendários” e a sequência didática no caderno “Conceitualizando o Tempo”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration117pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8030pt_BR
dc.crossref.doibatchidde9995ab-d9c7-4d27-a56d-f74b2f45e1b4-
dc.subject.autorizadoCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoCronologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoEstudo do tempopt_BR
dc.subject.autorizadoHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaSequênciaDidática.pdfDissertação4.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.