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ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-0216-5349
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O sofrimento psíquico de universitários e suas estratégias de enfrentamento - uma reflexão dialógica durante e pós pandemia
Título (s) alternativo (s): The psychological suffering of university students and their coping strategies - a dialogic reflection during and after the pandemic
Autor: França, Iúri Samuel de Melo
Primer orientador: Oliveira, Elias Jose
Primer miembro de la banca: Oliveira, Déborah Raquel Carvalho de
Segundo miembro de la banca: Silva, Mônica Rodrigues da
Resumen: Introdução: Os estudos com foco na preocupação com a saúde mental de estudantes tomaram grandes proporções nos últimos anos, levando em consideração o crescimento exponencial de agravantes psíquicos em sociedade, mas não são novas preocupações. Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou como pandemia a infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2, e os níveis de sinais e sintomas de sofrimento psíquico nesta população se intensificou. Em literatura científica há várias discussões sobre as estratégias utilizadas por estes indivíduos para diminuírem seus momentos de estresse, ansiedade, e de sofrimento psíquico durante este momento. Objetivos: O objetivo deste é analisar de forma dialógica e investigativa as estratégias utilizadas por universitários para promoção de saúde mental e prevenção de agravos e descrever as estratégias utilizadas por universitários para minimizar os impactos relacionados a vivência no ensino superior. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, foram utilizadas as bases de dados: Scielo, BIREME, MEDLINE e Scopus. Foi utilizado o Medical Subject Heading Terms (Mesh Terms) para controle do vocabulário e para assim identificar as palavras correspondentes aos estudos. A coleta foi dividida em 3 etapas: 1) busca nas bases de dados levando em consideração a leitura dos títulos; 2) leitura dos resumos de cada trabalho; 3) leitura dos trabalhos de forma integral. As referências foram importadas para o Software EndNote, agrupadas e excluídas em caso de repetição. Após foi criada uma planilha em Excel-Windows 2013 e feito a transferência destas referências para dupla verificação de trabalhos duplicados. A amostra final contou com 10 artigos que tratavam especificamente do sofrimento psíquico e as estratégias de enfrentamento. Resultados e Discussão: Após análise dos artigos foram localizados dois focos 1) sinais e sintomas em comum do sofrimento psíquico; 2) diferentes estratégias utilizadas em cada trabalho para lidar com este sofrimento. Conclusão: Entrar em universidade é um processo associado ao sofrimento psíquico, este que foi agravado pela declaração de estado de pandemia, é um processo passível de modificações, é correlacionado com questões sociodemográficas e de relações interpessoais, e por este motivo merece a devida atenção tanto dos próprios acadêmicos, quanto das instituições em que se encontram.
Abstract: Introduction: Studies focusing on the concern for students' mental health have taken on significant proportions in recent years, considering the exponential growth of psychological distress in society, but these concerns are not new. In March 2020, the World Health Organization (WHO) declared the infection caused by the SARS-CoV-2 virus a pandemic, and the levels of signs and symptoms of psychological distress in this population intensified. In scientific literature, there are several discussions about the strategies used by these individuals to reduce their moments of stress, anxiety, and psychological distress during this period. Objectives: The objective of this study is to analyze, in a dialogical and investigative manner, the strategies used by university students and institutions to promote mental health and prevent harm, as well as to describe the strategies employed by university students to minimize the impacts associated with their experiences in higher education. Methodology: This is an integrative review that utilized the following databases: Scielo, BIREME, MEDLINE, and Scopus. The Medical Subject Heading Terms (Mesh Terms) were used to control the vocabulary and identify corresponding words for the studies. The data collection was divided into three stages: 1) searching the databases while considering the titles; 2) reading the abstracts of each work; 3) reading the complete works. The references were imported into the EndNote software, grouped, and excluded in case of repetition. Afterwards, an Excel-Windows 2013 spreadsheet was created, and these references were transferred for double-checking duplicate works. The final sample consisted of 10 articles specifically addressing psychological distress and coping strategies. Results and Discussion: After analyzing the articles, two main focuses were identified: 1) common signs and symptoms of psychological distress; 2) different strategies used in each study to cope with this distress. Conclusion: Entering university is a process associated with psychological distress, which has been exacerbated by the declaration of a pandemic state. It is a process that can be modified, correlated with sociodemographic factors and interpersonal relationships, and therefore deserves proper attention from both the students themselves and the institutions they belong to.
Palabras clave: Transtornos mentais
Transtornos mentais comuns
Estresse psicológico
Estudantes de faculdade
Universitários
Estratégias de enfrentamento
Habilidades de enfrentamento
Mental disorders
Pandemia Covid-19
Common mental disorder
Psychological distress
College students
University students
Coping behaviors
Coping skills
Pandemic COVID-19
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PSIQUIATRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FRANÇA, Iúri Samuel de Melo. O sofrimento psíquico de universitários e suas estratégias de enfrentamento - uma reflexão dialógica durante e pós pandemia. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39108
Fecha de defensa: 22-jun-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Enfermagem

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