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ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-6526-9928
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Estudo da temperatura na interface ferramenta-cavaco no torneamento do Inconel 718 com ferramentas refrigeradas internamente
Alternate title (s): Study of the temperature at the tool-chip interface in turning Inconel 718 with internally cooled tools
Author: Ferreira, Eduardo Ramos
First Advisor: Silva, Marcio Bacci da
First coorientator: Fernandes, Gustavo Henrique Nazareno
First member of the Committee: x
Second member of the Committee: Fernandes, Gustavo Henrique Nazareno
Third member of the Committee: França, Pedro Henrique Pires
Summary: Usinagem é um processo que envolve alta geração de calor principalmente na interface de encontro da ferramenta com a peça, gerando o cavaco, pois é uma área pequena que concentra a maior parte da energia envolvida no processo de cisalhamento do material. Isso eleva a elevadas temperaturas que são prejudiciais principalmente às ferramentas de corte. Este problema é ainda mais crucial para as superligas, tal como o Inconel 718, pois essas possuem elevada resistência ao cisalhamento, como também apresentam boa fluência, logo, alta energia é empenhada, elevando a temperatura do corte. Até então, a técnica principal utilizada para contornar esse problema consiste em utilizar os Fluidos de Corte Abundante – FCAs. Esta técnica é o padrão ouro utilizada industrialmente pelo menos desde o século XIX. Os problemas do seu uso são relacionados à sustentabilidade – econômica, social e ambiental. Elevada parcela do custo da usinagem se refere ao manuseio dos fluidos de corte, além do mais em sua composição há elementos nocivos à saúde humana, podendo até mesmo causar câncer, fora elementos tóxicos que degradam o meio ambiente, caso sejam descartados de maneira incorreta. Por isso, neste trabalho foi estudada uma nova técnica de refrigeração chamada de Ferramentas Refrigeradas Internamente – FRIs. As FRIs utilizam um fluido refrigerante circulando internamente às ferramentas de corte por meio de canais internos de refrigeração em ciclo fechado, isto é, sem nenhuma dispersão de fluidos para a atmosfera. O objetivo principal foi comparar o desempenho das FRIs em termos da temperatura na interface ferramenta-cavaco durante o torneamento do Inconel 718 utilizando ferramentas de metal duro. Para isso, foi utilizado um planejamento experimental fatorial completo (2^5), cuja variável resposta foi a temperatura medida pelo método termopar ferramenta-peça. As variáveis de entrada foram a velocidade de corte (𝑉𝑐 = 33 m/min e 67 m/min), avanço (f = 0,103 mm/rot e 0,297 mm/rot), profundidade de corte (Ap = 0,2 mm e 0,4 mm), revestimento (sem revestimento ou TINAL) e a atmosfera (FRIs e o processo totalmente a Seco, sem refrigeração). Os principais resultados mostraram que com o aumento dos parâmetros de corte a temperatura também aumenta, como esperado. O uso do revestimento TiNAl diminuiu a temperatura em até 10 % porcento em relação à ferramenta sem cobertura. Assim como o uso das FRIs reduziu a temperatura em até 16 % quando comparada com a condição a seco. Por fim, as FRIs tiveram um desempenho melhor do que as convencionais, demonstrando alta capacidade de remoção de calor. Futuros estudos se demonstram necessários.
Abstract: Machining is a process that involves high heat generation in localized points in small areas at the tool-chip interface. This leads to high temperatures that are detrimental, especially to cutting tools. This problem is even more critical for superalloys such as Inconel 718, as they exhibit high shear strength and good creep resistance, resulting in high energy expenditure and elevated cutting temperatures. Until now, the main technique used to overcome this problem consists of using abundant cutting fluids (FCAs). This technique has been the industry standard since at least the 19th century. However, its use poses sustainability issues - economic, social, and environmental. A significant portion of machining costs is attributed to the handling of cutting fluids, which also contain harmful elements that can pose health risks, including cancer, as well as toxic substances that degrade the environment if improperly disposed. Therefore, this study proposes a new cooling technique called Internally Cooled Tools (ICTs). ICTs utilize a coolant flowing internally through the cutting tools via closed-loop cooling channels, without any fluid dispersion into the atmosphere. The main objective was to compare the performance of ICTs in terms of the temperature at the tool-chip interface during the turning of Inconel 718 using carbide tools. To achieve this, a complete factorial experimental design (2^5) was used, with the response variable being the temperature measured by the tool-workpiece thermocouple method. The input variables were cutting speed (Vc = 33 m/min and 67 m/min), feed rate (f = 0.103 mm/rev and 0.297 mm/rev), depth of cut (Ap = 0.2 mm and 0.4 mm), coating (uncoated or TiNAl-coated), and atmosphere (ICTs and Dry). The main results showed that with increasing cutting parameters, the temperature also increased, as expected. The use of TiNAl coating reduced the temperature by up to 10 % compared to the uncoated tool. Similarly, the use of ICTs reduced the temperature by up to 16 % compared to the dry condition. Finally, ICTs outperformed conventional techniques, demonstrating a high heat removal capacity. Further studies are deemed necessary.
Keywords: Ferramenta refrigerada internamente
Inconel 718
Usinagem
Torneamento
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO::MAQUINAS DE USINAGEM E CONFORMACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FERREIRA, Eduardo Ramos. Estudo da temperatura na interface ferramenta-cavaco no torneamento do Inconel 718 com ferramentas refrigeradas internamente. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39068
Date of defense: 7-Jul-2023
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

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