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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39021
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-5192-6506 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O meta da localização de jogos: Mapeamento de trabalhos em nível de pós-graduação |
Alternate title (s): | The meta of game localization: Mapping of thesis and dissertations |
Author: | Radin, Luna |
First Advisor: | Esqueda, Marileide Dias |
First member of the Committee: | Branco, Sinara de Oliveira |
Second member of the Committee: | Fernandes, Lincoln Paulo |
Summary: | Esta pesquisa tem como objetivo reunir, analisar e mapear diversos trabalhos em nível de pós-graduação da área de localização de jogos. A localização de jogos é um tema que, apesar da sua grande e constante expansão, ainda está crescendo em pesquisas de mestrado e doutorado, embora já existam diversos artigos e livros sobre o tema. O objetivo foi observar quais temas são mais recorrentes entre os pesquisadores e verificar se há uma preocupação com o ensino de localização para tradutores em formação. Por meio da análise qualitativa, foram reunidos 16 trabalhos em nível de pós-graduação, coletados das plataformas Catálogo de Teses, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e Bibliography of Interpretation and Translation. Pretendeu-se deixar os dados falarem por si, mas a pergunta de pesquisa inicial do presente trabalho foi observar se é discutida a questão da formação nas práticas de localização e como essa formação pode ser retratada ou proposta dentro dessas pesquisas. Essa curiosidade é fomentada pela popularidade do tema, visto que o Brasil se destaca pelo grande número de jogadores, mesmo que a maioria deles não necessariamente seja proficiente na língua inglesa, que geralmente é a língua original dos jogos, e, portanto, a localização desses jogos age como fator que contribui para o acesso aos jogos. As análises quantitativa e qualitativa foram implementadas a partir da bibliometria e da cienciometria para reunir os conceitos, as visões e as abordagens nessa revisão de literatura, que não tem delimitação de país ou ano. A análise quantitativa foi realizada com auxílio do software VOSviewer para gerar mapas cienciométricos com base no número geral de publicações sobre o tema. Concluiu-se que de 16 trabalhos, apenas um delineou uma proposta para ensino de localização no ensino superior, apresentando um plano de aula que pode ser aplicado tanto a alunos de graduação quanto de pós-graduação ou de cursos específicos. Dois trabalhos apresentam propostas que podem ser incluídas na formação de tradutores, porém, sem dar ênfase à questão da formação em si, apenas descrevendo formas de se estudar a terminologia específica ou apresentando um modelo para avaliar traduções. Foi possível observar que, dos estudos coletados, há temáticas em comum. As pesquisas são em grande parte descritivas e analisam e/ou comparam traduções de jogos. Há interesse em estudar humor e jogos de cartas, sendo que eles não se limitam apenas ao ambiente digital mas, de certa forma, apresentam as tendências mercadológicas presentes na localização. |
Abstract: | This research aims to gather, analyze and map several graduate-level works in the area of game localization. Game localization is a topic that, despite its great and constant expansion, is still growing in Master’s and Doctoral research, although there are already several articles and books on the subject. The objective of this research was to observe which themes are most recurrent among researchers and if the researchers are concerned about teaching of localization to translation students. Through qualitative analysis, 16 graduate-level works were gathered from the platforms Catálogo de Teses, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, and Bibliography of Interpretation and Translation. We intended to let the data speak for itself, but the initial research question of this Doctoral dissertation was to observe whether the issue of training in localization practices is discussed and how such training might be portrayed or proposed within these researches. This curiosity is fostered by the popularity of the topic, since Brazil is a country that stands out with a large number of players, even if most of them are not necessarily proficient in English, which is usually the original language of the games, and, therefore, localization of these games acts as a factor that contributes to the accessibility of the games. The quantitative and qualitative analyses were implemented from bibliometrics and scientometrics to bring together the concepts, views, and approaches in this literature review that has no delimitation of country or year. The quantitative analysis was carried out with the help of VOSviewer software to generate scientometric maps based on the overall number of publications on the subject. The results have shown that from 16 studies only one emphasizes on teaching of localization in universities, by presenting a proposal for a localization teaching plan that could be used for translation major students, master students or specific courses. Two studies proposed methods or activities that could be included in the teaching of localization, one presenting a manual for specific terminology and the other presenting a model for translation evaluation. However, the education of translators was not the main focus. It is possible to notice that the thesis and dissertations share interests. The studies here investigated are mainly descriptive and analyze and/or compare translations of games. Humor and trading card games are also studied, which shows that the field is not only focused on digital games. In a certain matter, it is possible to identify the marketing tendencies that are present in localization. |
Keywords: | Localização de jogos Game localization Bibliometria Bibliometrics Cienciometria Scientometrics Formação de tradutores Translation Teaching |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Subject: | Linguística Bibliometria Levantamentos lingüísticos |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Quote: | RADIN, Luna. O meta da localização de jogos: mapeamento de trabalhos em nível de pós-graduação. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.291 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.291 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39021 |
Date of defense: | 2-Jun-2023 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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