Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38993
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Marcela Tomaz Silva-
dc.date.accessioned2023-08-28T14:29:34Z-
dc.date.available2023-08-28T14:29:34Z-
dc.date.issued2023-06-13-
dc.identifier.citationFERNANDES, Marcela Tomaz Silva. Geografia libertária e educação ambiental: contribuições possíveis. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38993-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCiência geográficapt_BR
dc.subjectGeografia libertáriapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleGeografia libertária e educação ambiental: contribuições possíveispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bernardes, Maria Beatriz Junqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6028877637279493pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Rita de Cassia Martins de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5388133784676755pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Tulio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0987719839415557pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoTrata-se o presente artigo de uma pesquisa bibliográfica que visa compreender de que forma a Geografia e a Geografia Libertária em específico, fundamentada pelo pensamento e contribuições deixadas pelo geógrafo Élisée Reclus podem contribuir para a Educação Ambiental (EA). Assim, para alcançar o objetivo proposto foi feita uma revisão de literatura a respeito da Geografia Libertária e da EA em teses, livros e dissertações, visando compreender: De que forma as contribuições da Geografia Libertária podem ser associadas à Educação Ambiental? No curso deste artigo, pode-se perceber que a Geografia em geral trabalha com diversos temas, entre eles sociais, políticos, econômicos e ambientais. Nesse sentido, diante da relevância do tema ambiental e da importância da Educação Ambiental enquanto instrumento para construção de valores sociais, capazes de orientar ações na direção da preservação do ambiente em que vivemos e dele dependemos, compreendemos que a abordagem ambiental integrada à Geografia Libertária pode abrir uma gama de possibilidades que viabilizem trabalhar na direção da formação do sujeito ambiental libertário. Com intuito contribuir para a associação de dois campos relevantes e trazendo uma luz para a melhor compreensão de como, portanto, se pode aliar Geografia Libertária e Educação Ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.orcid.putcode141338647-
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeografiaLibertáriaEducação.pdfTCC Marcela Tomaz Silva Fernandes956 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons