Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38968
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-1567-9456
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação de características preditoras de proximidade do parto em éguas gestantes
Autor(es): Amim, Laís Alves
Primeiro orientador: Silva, Elisa Sant'Anna Monteiro da
Primeiro membro da banca: Oquendo Júnior, Pedro Sanches
Segundo membro da banca: Alves, Dara Santos
Resumo: Uma particularidade apresentada pelos equídeos é que a maioria dos partos ocorrem no período noturno, representando um grande desafio realizar a sua monitoração. Desta forma, uma maior exatidão na previsão da data do parto tornaria possível fazer o acompanhamento e intervenção, caso necessário, o mais rápido possível sem prejuízo ao potro e a égua. Frequentemente, alguns métodos são empregados para a previsão do parto em éguas como a avaliação das mudanças físicas e o tempo de gestação. No entanto, esses métodos não são totalmente confiáveis já que pode haver uma grande variação no tempo de gestação, podendo variar entre 320 e 360 dias. Por isso, os objetivos deste trabalho foram determinar o pH das secreções da glândula mamária pré-parto com o objetivo de estimar a data prevista do parto. Este foi um estudo observacional pequeno, em que foram analisadas secreções da glândula mamária de 2 éguas pré-parto, e o pH foi determinado imediatamente por um teste de pH em fita. Além disso, foram avaliadas características preditoras do parto como alterações na conformação e enchimento do úbere e a temperatura retal até a data do parto. Através do teste de pH em fita a detecção do pH variou de 6 a 7, com as éguas parindo com pH < que 7. O enchimento do úbere ocorreu gradualmente conforme a data do parto se aproximava. No entanto, não foi possível observar a diminuição da temperatura nas 24 horas anteriores ao parto.
Palavras-chave: Perinatologia
pH
Secreção mamária
Parto
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: AMIM, Laís Alves. Avaliação de características preditoras de proximidade do parto em éguas gestantes. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38968
Data de defesa: 27-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoCaracterísticasPreditoras.pdfTCC1.72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.